Page 125 of 125 FirstFirst ... 2575100115116117118119120121122123124125
Results 2,481 to 2,496 of 2496

Thread: Português (Portuguese)

  1. #2481

    Default Re: Português (Portuguese)

    Pessoalmente, dou um brinde à Democracia.

    Alguém tem que manter o optimismo.
    It will be seen that, as used, the word ‘Fascism’ is almost entirely meaningless. In conversation, of course, it is used even more wildly than in print. I have heard it applied to farmers, shopkeepers, Social Credit, corporal punishment, fox-hunting, bull-fighting, the 1922 Committee, the 1941 Committee, Kipling, Gandhi, Chiang Kai-Shek, homosexuality, Priestley's broadcasts, Youth Hostels, astrology, women, dogs and I do not know what else.

    -George Orwell

  2. #2482

    Default Re: Português (Portuguese)

    Porquê um brinde à Democracia?

    Se a Clinton tivesse ganho seria igualmente Democrata.
    E não foi ela que demonstrou ser anti democrata e anti institucional na campanha. Foi o senhor Trump.


    Curiosamente As extremas direitas europeias, mostraram hoje grande optimismo em relação a eleição do Trump, e as suas futuras politicas.

    Contudo eu não estou muito preocupado com as ideias mais extremistas que ele defende, muitas não passarão no congresso. Mas aquelas que podem passar.... Como o desregulamento dos bancos. (ainda mais, porque isso correu muito bem da ultima vez) Ou o fim do Obamacare, sem um sistema que o substitua, ja para não falar na politica internacional. Veremos, o que o Berlusconni americano faz. E difícil saber ou certo, porque o seu programa eleitoral, e muito incompleto, as vezes contraditório, mas acima de tudo vago. Muito vago.

  3. #2483

    Default Re: Português (Portuguese)

    Quote Originally Posted by Knight of Heaven View Post
    Porquê um brinde à Democracia?
    Se a Clinton tivesse ganho seria igualmente Democrata.
    Ai está a resposta à tua pergunta. O ritual que determina a distribuição de poderes após a votação deve ser respeitado.
    Quote Originally Posted by Knight of Heaven View Post
    Curiosamente As extremas direitas europeias, mostraram hoje grande optimismo em relação a eleição do Trump, e as suas futuras politicas.
    Enfim, desde que aconteça dentro dos confins da legalidade e do previsto do ritual da votação, estamos em Democracia. Democracia só permitida para partidos progressistas de esquerda poderem jogar é um jogo um pouco subversivo. Arrisca-se a tornar um faz de conta com vitórias falsas ou irrelevantes.

    Na Áustria, Tribunal Constitucional ordena novas eleições por terem sido encontradas aldrabices na contagem de votos;

    https://www.theguardian.com/world/20...van-der-bellen
    Last edited by fkizz; November 11, 2016 at 09:27 AM.
    It will be seen that, as used, the word ‘Fascism’ is almost entirely meaningless. In conversation, of course, it is used even more wildly than in print. I have heard it applied to farmers, shopkeepers, Social Credit, corporal punishment, fox-hunting, bull-fighting, the 1922 Committee, the 1941 Committee, Kipling, Gandhi, Chiang Kai-Shek, homosexuality, Priestley's broadcasts, Youth Hostels, astrology, women, dogs and I do not know what else.

    -George Orwell

  4. #2484

    Default Re: Português (Portuguese)

    Ai está a resposta à tua pergunta. O ritual que determina a distribuição de poderes após a votação deve ser respeitado.
    Sim, sim, mas foi o Trump, que estava preparado para não o respeitar, caso perde-se as eleicões.
    Curioso.


    Democracia só permitida para partidos progressistas de esquerda poderem jogar é um jogo um pouco subversivo.
    Aqueles que defendem a democracia e os seus, valores, não correm o risco de ser hipócritas.
    Existe uma diferencia entre jogar o jogo, e defender o jogo.

    A propósito, se leste o artigo, não percebo a tua insinuação em relação a esquerda em particular.
    As eleições austríacas, não se vão repetir por causa de manipulação nenhuma. Para alem do mais, erros destes, e irregularidades, existem em quase todas as eleições, incluindo as nossas. (lembras-te do voto dos emigrantes?)
    Mas enfim.


    Em todo o caso, ainda não percebo o porquê vires falar da democracia neste caso. Nunca a pus em questão sequer.
    O que ponho em causa, são as politicas seguidas e defendidas, e os políticos.

    Como diz o outro eu não tenho de gostar e tenho todo o direito de contestar.
    Last edited by Knight of Heaven; November 11, 2016 at 03:32 PM.

  5. #2485

    Default Re: Português (Portuguese)

    Quote Originally Posted by Knight of Heaven View Post
    A propósito, se leste o artigo, não percebo a tua insinuação em relação a esquerda em particular.
    As eleições austríacas, não se vão repetir por causa de manipulação nenhuma.
    A minha insinuação é que não é todos os dias que o Tribunal Constitucional ordena a repetição de eleições e considera as eleições actuais inválidas. Certamente que não será por razão pequena.

    Quote Originally Posted by Knight of Heaven View Post
    Como diz o outro eu não tenho de gostar e tenho todo o direito de contestar.
    Epa sim, tens todo o direito.

    A minha crítica que escrevi por aqui dirige-se à clique anti-Trump específica que acredita que ele é literalmente (ou pior) que o Hitler (pois há razões e pistas abundantes para insinuar que essas pessoas foram manipuladas forte e feio pelos media), não à clique anti-Trump em geral.

    Acho grave que a forma de tentar derrotar uma pessoa é literalmente assassinar-lhe a reputação e pôr toda a imprensa a pintá-lo como o pior monstro imaginável, quando há anos atrás ele era apenas mais uma personalidade de televisão de entretenimento.

    Passou de apenas isso para literalmente Hitler em apenas ano e meio, tendo durante décadas apreciação positiva e garantia de subir ratings em programas (convidado). Nada te deixa desconfortável nesta manipulação tão forçada e súbita?

    Isto sim, é um pequeno tumor na sociedade democrática.

    Isto demonstra que se te atreveres a ires contra interesses especiais, especialmente se esses interesses forem mafiosos, por muitas paixões com pessoas de outras etnias tenhas tido, podes ser (falsamente) pintado como o próximo Hitler com um grande programa de Eugenia escondido na gaveta, e com muita gente a acreditar em tal coisa seriamente, por muitos anos. Isto é uma possibilidade de assassinato de reputação que é feito hoje em dia, quase a roçar o roubo de identidade.

    Não te assusta minimamente?

    O Trump sobreviveu a este ataque (tem recursos de pessoa acima da média), mas imagina outras pessoas que foram falsamente e intencionalmente pintadas como "nazis" por conveniência política da altura, quando até poderiam ser liberais.

    Que garantia tens de não vir a ser escrito por medias não eleitos que és um grande admirador de Hitler (ou outra coisa qualquer negativa)? Se o barulho mediático for alto o suficiente, nem vai interessar se a acusação é verdadeira ou falsa, vais levar com a fúria de montes de gente de facto a acreditar que estás aqui como um espião adormecido do NSDAP, se tal for repetido vezes o suficiente, e se tal for conveniente a uma mafia particular.
    Last edited by fkizz; November 11, 2016 at 07:04 PM.
    It will be seen that, as used, the word ‘Fascism’ is almost entirely meaningless. In conversation, of course, it is used even more wildly than in print. I have heard it applied to farmers, shopkeepers, Social Credit, corporal punishment, fox-hunting, bull-fighting, the 1922 Committee, the 1941 Committee, Kipling, Gandhi, Chiang Kai-Shek, homosexuality, Priestley's broadcasts, Youth Hostels, astrology, women, dogs and I do not know what else.

    -George Orwell

  6. #2486

    Default Re: Português (Portuguese)

    A minha crítica que escrevi por aqui dirige-se à clique anti-Trump específica que acredita que ele é literalmente (ou pior) que o Hitler (pois há razões e pistas abundantes para insinuar que essas pessoas foram manipuladas forte e feio pelos media), não à clique anti-Trump em geral.
    Mas os Democratas, e a oposição que foi feita a Trump, tem muita culpa no cartório.

    Passou de apenas isso para literalmente Hitler em apenas ano e meio, tendo durante décadas apreciação positiva e garantia de subir ratings em programas (convidado). Nada te deixa desconfortável nesta manipulação tão forçada e súbita?
    Vamos ver uma coisa. O programa dele, se e que se pode chamar isso.
    E assustador. alarmismos e sensacionalismos, em volta destas coisas, já e de esperar.

    Isto demonstra que se te atreveres a ires contra interesses especiais, especialmente se esses interesses forem mafiosos, por muitas paixões com pessoas de outras etnias tenhas tido, podes ser (falsamente) pintado como o próximo Hitler com um grande programa de Eugenia escondido na gaveta, e com muita gente a acreditar em tal coisa seriamente, por muitos anos. Isto é uma possibilidade de assassinato de reputação que é feito hoje em dia, quase a roçar o roubo de identidade.
    Espera tu assumes que trump é contra esses interesses?

    A hilary pode ate representar muitos desses interesses, Mas o Trump é o interesse.

    O Trump sobreviveu a este ataque (tem recursos de pessoa acima da média), mas imagina outras pessoas que foram falsamente e intencionalmente pintadas como "nazis" por conveniência política da altura, quando até poderiam ser liberais.
    http://expresso.sapo.pt/dossies/diar...uver-violencia


    Jared Taylor, cujo discípulo, Steve Bannon, foi nomeado há uma semana braço direito do magnata (white house chief strategist), afasta a ideia de fazer parte de um novo triângulo de poder, embora tenha recolhido milhões para o candidato vencedor. Calmo e com voz serena, este intelectual de Yale tem esperança que Trump “pare de insistir na política de forçar pessoas de raças diferentes a viver juntas”.
    Isto é que me assusta. E como as pessoas ignoram estas coisas.

  7. #2487

    Default Re: Português (Portuguese)

    Quote Originally Posted by Knight of Heaven View Post
    Mas os Democratas, e a oposição que foi feita a Trump, tem muita culpa no cartório.
    De acordo. Pintaram o gajo como um turbo-Hitler-Fascista, e agora ele ganhou. Quem se tenha deixado levar pela moda deve estar assustado. Mas tal coisa passará uns meses após a eleição dele, e será substituído por raiva aos mass media de se sentirem enganados.

    Quote Originally Posted by Knight of Heaven View Post
    A hilary pode ate representar muitos desses interesses, Mas o Trump é o interesse.
    Para dar uma noção..o Trump era a favor do casamento Gay anos antes de a Hillary o ser.. ele era a antiga celebridade "Poster Boy" dos Democratas, e ele próprio é antigo membro do partido Democrata.. a forma como foi tratado foi para dar "exemplo" ao que acontece a "desertores". Mas não funcionou neste caso como funcionou com por exemplo José Sócrates (antigo membro da juventude PSD, muito resentido por se ter tornado o menino do PS)


    Quote Originally Posted by Knight of Heaven View Post
    http://expresso.sapo.pt/dossies/diar...uver-violencia
    Isto é que me assusta. E como as pessoas ignoram estas coisas.
    O Jared Taylor é oposição controlada. Ele é feito para criar a noção de "Alt Right" nas reportagens como legitima. O Alt Right, como já repeti, foi criado por 2 Judeus, Rothbard e Gottfried. Não tem nada a ver com o Alt Right de hoje.

    Bem, mesmo que não estejas convencido, considera que ele só teve mais 1% de votos de americanos brancos do que o Mitt Romney. Quem fez a diferença para o Trump ganhar foram.. as minorias raciais (que de acordo com a narrativa dos mass media e jornalistas pagos o Trump quer limpar com elas). O Trump conseguiu apelar o voto a minorias raciais.

    E também graças à comunidade gay (ou mafia gay, dependendo do ponto de vista). Na campanha chegou a erguer a bandeira do LGBT.

    No entanto o vice presidente, Mike Pence, defende terapia por choques eléctricos para homosexuais até que estes fiquem hetero. Mas só chega ao poder se acontecer alguma coisa ao Trump.

    Sinceramente, tirando a muralha, o plano dele à 10 anos atrás passaria por centro-esquerda. Simplesmente os mass media tiveram ordens de interesses muito especiais para o pintar durante um ano e meio como a personagem mais assustadora possível. Vamos a ver a destruição da credibilidade destes senhores no primeiro ano de presidência.

    O único grupo que o Trump pode sinceramente odiar com alguma razão é os mass media americanos que o pintaram como um vilão de banda desenhada. Se não fores um reporter americano na CNN, não tens muito a temer.
    Last edited by fkizz; November 22, 2016 at 05:52 PM.
    It will be seen that, as used, the word ‘Fascism’ is almost entirely meaningless. In conversation, of course, it is used even more wildly than in print. I have heard it applied to farmers, shopkeepers, Social Credit, corporal punishment, fox-hunting, bull-fighting, the 1922 Committee, the 1941 Committee, Kipling, Gandhi, Chiang Kai-Shek, homosexuality, Priestley's broadcasts, Youth Hostels, astrology, women, dogs and I do not know what else.

    -George Orwell

  8. #2488
    Ludicus's Avatar Comes Limitis
    Citizen

    Join Date
    Sep 2006
    Posts
    13,065

    Default Re: Português (Portuguese)

    Quote Originally Posted by fkizz View Post
    No entanto o vice presidente, Mike Pence, defende terapia por choques eléctricos para homosexuais até que estes fiquem hetero
    Essa não sabia eu. Mas sei que o palerma também advogou a abstinência como método para controlar as doenças sexualmente transmissíveis.
    Já a Juventude do CDS quer o "ensino" da abstinência nas escolas.
    Cambada de atrasados mentais.
    Il y a quelque chose de pire que d'avoir une âme perverse. C’est d'avoir une âme habituée
    Charles Péguy

    Every human society must justify its inequalities: reasons must be found because, without them, the whole political and social edifice is in danger of collapsing”.
    Thomas Piketty

  9. #2489

    Default Re: Português (Portuguese)

    Quote Originally Posted by Ludicus View Post
    Essa não sabia eu. Mas sei que o palerma também advogou a abstinência como método para controlar as doenças sexualmente transmissíveis.
    Já a Juventude do CDS quer o "ensino" da abstinência nas escolas.
    Cambada de atrasados mentais.
    Bem é sempre horrível ter alguém a comandar onde deves colocar o teu berbequim.

    Dito isto, parece que o Papa Francisco pressionou o Grão Mestre da Ordem de Malta a demitir-se por este promover a utilização de contraceptivos. É difícil perceber onde está o preto e o branco como as coisas estão.
    It will be seen that, as used, the word ‘Fascism’ is almost entirely meaningless. In conversation, of course, it is used even more wildly than in print. I have heard it applied to farmers, shopkeepers, Social Credit, corporal punishment, fox-hunting, bull-fighting, the 1922 Committee, the 1941 Committee, Kipling, Gandhi, Chiang Kai-Shek, homosexuality, Priestley's broadcasts, Youth Hostels, astrology, women, dogs and I do not know what else.

    -George Orwell

  10. #2490
    Lord Consul's Avatar Armchair intellectual
    Join Date
    Oct 2006
    Location
    Chicago, IL
    Posts
    3,111

    Default Re: Português (Portuguese)

    Não sou religioso, nem tenho fé. Mas a questão do Papa Francisco é de natureza doutrinária, né? Desde Humanae Vitae do Paulo VI os contraceptivos são banidos da práxis católica e seria muito complicado, dado o pressuposto da infalibilidade papal quando de um pronunciamento ex cathedra, para Bergoglio ir contra a doutrina estabelecida.

    O Mike Pence, por sua vez, é um líder secular e um idiota.
    Proud Client of Obi Wan Asterix

  11. #2491

    Default Re: Português (Portuguese)

    Aqui jaz uma comunidade esquecida?

  12. #2492

    Default Re: Português (Portuguese)

    Bom 2019 a quem por aqui ainda andar. (Bons tempos em que este thread era dos mais ativos do Thema Devia).

    UNDER THE MOST HONORABLE PATRONAGE OF: Legio!
    PATRON OF: Wangrin, ♔Sir Digby Chicken Caesar♔, Geronimo2006 and Narf!

  13. #2493

    Default Re: Português (Portuguese)

    Como é que eu nunca tinha procurado por uma thread em Português?

    Bom, o meu nome é Luís, aka phobos e ao fim de muitos anos a usar este fórum apenas para descobrir novos mods lembrei-me de explorar mais um bocado e boooom, descobri esta thread.
    Sempre fui um jogador solitário, mas ultimamente tenho procurado alguma emoção e juntar-me a multiplayer battles.

    Espero ressuscitar esta thread com este post LOL

  14. #2494

    Default Re: Português (Portuguese)

    Boas bem vindo. Eu também não sou muito fan de jogar multiplayer. Prefiro sempre campanha.

  15. #2495

    Default Re: Português (Portuguese)

    Quote Originally Posted by Knight of Heaven View Post
    Boas bem vindo. Eu também não sou muito fan de jogar multiplayer. Prefiro sempre campanha.
    E começarmos uma co-op campaign, no Rome2-DEI?

  16. #2496

    Default Re: Português (Portuguese)

    Portuguese em guerra no Ceilão ( Sri Lanka )
    ( 1600 - 1658 )
    77 Batalhas



    1600
    em fins de agosto de 1600 davam-se alteraçoes nas fronteiras de Dinavaca
    mas D. Fernando Samaracon saindo da fortaleza conseguiu afugentar uma
    grande força de inimigos ,causando grandes perdas


    1600
    Luis pinto e alguns portugueses tomam 3 tranqueiras inimigas


    1600
    Jeronimo de azevedo passou ao lugar de Mutapali ( Mottappuliya ) e acampou em
    Damunugashinna ( Amunaga Sina ) e começou a construir 1 forte ,o rei de Candia
    veio acampar nas colinas vizinhas ,Salvador pereira da silva com 230 portugueses
    e 2 500 Lascarins atacou o inimigo na serra e em campo aberto pelejaram contra
    8 000 Cingalas de que 3 000 eram de mosquete e nesta batalha os portugueses
    derrotaram os inimigos com morte de 300 ( Mottappuliya em Kinigoda Corale )


    1600 Katugampola
    portugueses vao ás terras de Catrem Cambala Corla ( Katugampola ) na fronteira
    das 7 Corlas para acabar de apagar algumas labaredas dos revoltosos que ainda
    havia por aquelas partes ,com o que os nossos fizeram e o inimigo foi desbaratado
    e se meteu pelo intimo das Corlas sem tornar a aparecer ( inverno de 1600 )


    1600 Batalha 7 Corlas
    Jeronimo de azevedo mandou fazer naquele lugar de Catu Cambala 1 forte de
    madeira com entulhos e cavas ,uma nova força do inimigo apareceu nas 7 Corlas ,
    ali houve 1 combate feroz onde o inimigo atacou a nossa retaguarda com grande
    furia ,mas acharam tal resistencia nos portugueses que com morte de muitos eles
    foram derrotados e fugiram ( inverno de 1600 )




    1600
    em fins de 1600 ,o rei de Candia Wimala Dharma alojou-se em Damunugashinna
    ( Amuanzina ) meia legua da nossa posiçao de Mottappuliya ( Mutapali ) e
    limitou-se a fazer 17 trincheiras ficando grosso exercito escondido nos matos ,
    Jeronimo de azevedo mandou 150 soldados e 1 000 lascarins para reforçar
    Mottappuliya e depois de uma curta escaramuça estes entraram no forte
    ( Mottappuliya in Kinigoda Corale )


    1601 Caimel
    Manoel Gomez 1 Indiano de Goa fugiu dos portugueses e se juntou ao inimigo ,
    Gomez queimou a igreja em Caimel onde o padre Francisco de cananor foi
    morto ás lançadas e lhe cortaram a cabeça em Caimel ,a sua morte foi em 1601


    1601 Palanchena
    Manoel Gomez queimou a igreja de Palanchena ( Palansena )


    1601 Manjacirão
    os portugueses perseguiram Manoel Gomez em diversos assaltos ,capturando
    mais de 1 000 pessoas e destruiram o pagode de Manjacirão ( Munisseram )
    em retaliaçao das igrejas queimadas


    1601 Alauwa
    1 guerreiro das 7 Corlas chamado Heti Arache ( Hetti Arachchi ) atacou o forte de
    Alauwa ( Alauua ) ou ( Alavva ) e chacinou a guarniçao portuguesa


    1601 Batalha Visnave
    estava o Simao Pinhao doente em Allauwa ( Alauua ) com pouca gente e por espias
    soube que o Gomez ( Manoel Gomez ) estava nos confins de Visnave com 1 200
    homens e armou-lhe uma emboscada em que caiu morto o Gomez com mais de 70
    ( Visnave - Visinawaya )



    1601 Katugampola
    havia ainda restos de rebeliao em Katugampola ( Cotocambala ) e novas devastaçoes
    foram feitas em Katugampola pelos portugueses ,Francisco de noronha mandou o arraial
    para a fronteira das 7 Corlas para atacar o inimigo e fortificarem-se na planicie de Retadeni
    em Cotocumbala ,o que foi feito com sucesso e o inimigo foi desarmado



    1601 4 Corlas
    em 1601 Jeronimo de azevedo recebeu reforços e atravessou as 4 Corlas com
    fogo e espada ,reduzindo a provincia á submissão


    1602 4 Corlas
    o Dissava das 4 Corlas rebelou-se e contra ele foi Salvador pereira da silva com
    400 portugueses em 13 companhias e Simão pinhão e outros Modeliares com
    2 300 homens e apesar de alguma resitencia foram assolando todo o distrito e
    destruiram tudo e Salvador pereira ergueu 1 forte em Diwala ( Divala )


    1602
    o tirano de Candia Wimala Dharma estava no seu forte de Ganetenna (Geniaténe)
    e desceu de Ganetenna com 5 000 homens e 500 ou 800 Badagaz ( Wadakkaru ) o
    que sabido dos nossos ,sairam logo ao encontro ,desafiando-o para a batalha em
    uma extensa varzea e depois de uma luta obstinada ,fugiram os Cingalas ,excepto
    os Badagaz ,até que foram derrotados e no alcançe lhes cortamos 70 cabeças


    1602 Passo de Budasacra
    o passo de Buddassagoda ( Budasacra ) principal entrada para o reino de Candia
    estava fortemente defendido pelo inimigo e era agora o primeiro obstaculo a vencer
    ,preparado tudo para o ataque ,começou o avanço indo Salvador pereira pelo alto
    da serra e Simao pinhao por outro lado e Jeronimo de azevedo em movimento frontal ,
    vendo-se os inimigos cercados a maior parte deles retirou para o forte de Ganetenna
    perseguidos pelos nossos por todos os lados e lhe cortamos 40 cabeças (março ,1602)



    1602 Buralacota
    portugueses tomam a tranqueira de Buralacota ,210 Cingalas mortos



    1602 Hetalispahuwa
    em meados de fevereiro de 1602 ,o princepe das 7 Corlas sabendo que na tranqueira
    de Hetalispahuwa ( Atalispauva ) apenas havia 15 portugueses ,atacou-a matando 12
    e mandou os 3 restantes a Balane



    1602 Combate Ganetenna
    22 de fevereiro de 1602 ,os Cingalas abandonam a praça e os nossos sentinelas
    deram o alarme e os portugueses foram em sua perseguiçao e alguns morreram
    e com esta boa fortuna os portugueses conquistaram a fortaleza de Ganetenna
    ( Ganietane )


    1602
    portugueses acampam em Galbaragama ( Galbodagama ) e souberam atraves
    de espioes que os caminhos na fronteira de Talampitiya ( Talampiti ) estavam
    bloqueados ,os nossos atacaram eles pela retaguarda e em pouco tempo eles
    foram derrotados


    1603 Ganetenna
    em janeiro de 1603 ,D. Jeronimo de azevedo ocupa o forte de Ganetenna


    1603 Balana
    1603, D. Jerónimo de Azevedo, Simão pinhão e Samarakon tomam o forte de
    Balana em 2 de fevereiro, quando os nossos atacaram Balana ,os inimigos
    vendo a determinaçao dos nossos fugiram e alguns estrangeiros, mouros e
    Badagaz iam marchando devagar e eles foram atacados pelos portugueses
    e as suas cabeças foram cortadas


    1603 Talampitiya
    chegaram noticias aos portugueses de que havia combate em Talampitiya
    ( Talampiti ) foi em socorro de Talampitiya o grande portugues Simão pinhão
    com 2 companhias de portugueses e 1 000 Lascarins e o inimigo fugiu perante
    Simão pinhão



    1603 Batalha Balana
    1603 ,uma noite estando Jeronimo de azevedo em Balana os Lascarins do nosso
    exercito desertaram sob o comando de Kangara Arachi ,Jeronimo de azevedo
    determinou de retirar de madrugada ,antes de nascer o sol o nosso campo ficou
    cercado por muitos Cingalas tocando tambores e dando altos gritos de guerra ,
    D. Jeronimo de azevedo retira de Balana sempre pelejando com o inimigo


    1603 Ruwanella
    os Cingalas tomam o forte de Ruwanella


    1603 Batalha Kenali Ganga
    quando os portugueses passavam o Kelani Ganga os Cingalas atacaram a
    retaguarda portuguesa onde estava D. Francisco de meneses ,os Cingalas
    pressionaram tanto a retaguarda que o general portugues mandou parar
    e Salvador pereira da silva atravessou o rio para ajudar D. Francisco de
    meneses


    1603 Rakgahavatta
    os Cingalas tomam Rakgahavatta ( Regavato ) aos portugueses


    1603 Negombo
    os Cingalas tomam Negombo aos portugueses


    1603 Corvite
    ( rebelião de Antonio barreto ) o Lascarin Antonio barreto toma Corvite
    ( Kuruvita ) aos portugueses


    1603 Opanayake
    os Cingalas tomam Opanayake aos portugueses ,em Opanayake estava Domingos
    gomes com alguns portugueses e 40 nativos de Manar


    1603 Maturé
    os Cingalas tomam Maturé aos portugueses ,em Maturé estava Miguel antunes



    1603 Ruwanella
    Gaspar pereira da silva destruiu Ruwanella ( Ruanela ) aos Cingalas


    1603 Combate Gurugoda Oya
    avançou Gaspar pereira da silva ate ao rio Gurugoda Oya ,que atravessou sob
    fogo da gente de António Barreto, apoiado por força de Wimala Dharma de uma
    nova e mais forte posiçao para alem do rio e expulsaram os portugueses o inimigo


    1603 Manicravaré
    os Cingalas tomam Manicravaré aos portugueses


    1603 Batalha Alauwa
    os Cingalás vendo a rota dos portugueses perseguiram-nos de tal modo que nao
    davam aos portugueses uma hora de descanso ,os portugueses fizeram emboscada
    aos Cingalás em Alauwa e mataram muitos dos seus homens


    1603 Batalha Bocalagáma
    os portugueses fizeram emboscada aos Cingalas em Bocalagáma ( Bokalagama )
    e mataram muitos dos seus homens


    1603 Batalha Vaderua
    os portugueses fizeram emboscada aos Cingalas em Vaderua ( Wadurawa ) e
    mataram muitos dos seus homens ,em Vaderua os portugueses perderam 1
    soldado e 1 capitao


    1603 Talampitiya
    em 1603 a estacada portuguesa em Talampitiya ( Calapiti ) foi atacada pelo
    princepe de Uva ,Matale ,o Wanniya de Baticaloa e o Wimala Dharma e quando
    só restavam 10 portugueses ,os portugueses se renderam ( os portugueses
    praticaram atos de valor neste cerco de Talampitiya )


    1604 Senkadagala
    maio ,morreu o rei de Candia Wimala Dharma ( D. Joao de Candia ) em
    Senkadagala ( Wimala Dharma depois de ser batizado teve o nome de
    D. Joao )

    1604 Maturé
    Jeronimo de azevedo passou a Maturé em agosto de 1604 contra Panica
    ( Panikki ) ,Panica que estava dando trabalho em Maturé foi expulso


    1604 Uva
    D. Francisco de meneses com 200 soldados e Simao correa com 1 000 Lascarins
    penetraram em Uva atraves de Dinavaca ,repelindo Antonio barreto


    1607
    os Dissavas de Mature e Sofregão ,D. Constantino e Simão pinhão entraram
    por 2 vezes em terras de Candia e uma nas de Uva


    1610
    Dom Jeronimo de azevedo fez segunda incursao em 1610 penetrando ate Matale
    Jeronimo mandou em fevereiro de 1610 D. Francisco de meneses fazer segunda
    entrada em Candia ,seguiram os nossos em 3 corpos separados ,quando foram
    atacados pelo exercito do rei ,assim divididos baralharam-se por 6 horas ,ate que
    por noite carregaram juntos o inimigo e o fizeram afastar ,voltou o rei pela meia
    noite apoiado por 12 elefantes e todo o seu exercito ,mas foi posto em fuga e dai a
    8 dias marcharam os nossos para Matale sempre pelejando ,ao descerem a serra
    para as 7 Corlas 2 vezes atacaram os inimigos ,mas virando sobre eles Domingos
    carvalho cão que mandava a retaguarda alcancou notavel vitoria en fins de fevereiro
    ( Conquista temporal e espiritual de Ceilão ,Vol 2 ,pagina 612 )


    1611 Balana
    em agosto ,D. Jeronimo de azevedo entrou pelas 4 Corlas e tomou o forte de
    Balana


    1611
    o rei estava fortificado no rio e mandou a restante gente no alcance dos nossos
    ,Domingos carvalho cão que estava na retagurada ,fez-lhes uma emboscada e
    capturou muitos e cortou 200 cabeças Luis cabral de faria fez outra emboscada
    e matou muitos






    1611 Batalha Mahaweli Ganga
    D. Jeronimo de azevedo com 6 000 lascarins e 700 portugueses chegou ao rio de
    Candia ,o qual estava muito fortificado ,porque da outra parte estava o poder
    todo do rei de Candia ,o rei de Candia fortificado na margem do rio Mahaweli
    Ganga com 10 000 homens a maior parte rebeldes foi derrotado pelos portugueses
    com muitas mortes e grande estrago
    ( Conquista temporal e espiritual de Ceilão ,
    Vol 2 ,pagina 612 e 613 ) ( Conquista espiritual do oriente ,Vol 3 ,pagina 766 )



    1611 Candia
    D. Jeronimo de azevedo queima Candia e devasta as terras vizinhas na qual
    houve frequentes escaramuças e recontros ,cortaram os portugueses muitas
    cabeças e ao fim de 3 dias voltaram a Balane


    1611 Batalha Balane
    em Balane ficou Domingos carvalho cão com 250 soldados e 1 000 lascarins ,dai
    a 13 dias veio o rei de Candia e cercou Balane com grande poder tendo barricado
    os caminhos com grande rapidez ,Domingos carvalho cão atacou o inimigo tao
    repentinamente e com tanto impeto que derrotou-os e os pos em fuga ,primeiro
    com fogo de mosquete e depois com lança e espada


    1612
    9 de janeiro ,Vitoria contra 12 000 lascarins ,D. Francisco de menezes chamado
    o Roxo com 700 homens ( 300 portugueses e 400 Cingalas ) venceu 12 000 lascarins
    com muitos elefantes armados ,
    as ruinas que fizeram as nossas armas
    intentaram vingar 12 000 lascarins com muitos elefantes armados ,intrepidamente
    nos buscaram ,principiou a batalha com furor de nossa gente e desordem do inimigo
    que perdido o campo
    deixou grande despojo ,mataram os nossos 400 Cingalas
    ( Fastos políticos e militares da antígua e nova Lusitânia página 119 e 120 )
    História da casa dos Tavor página 343




    1612
    22 de março ,D. Francisco de meneses roxo general da ilha de Ceilao com 300
    portugueses e 4 000 lascarins derrotou o rei de Candia que tinha 1 exercito de
    12 000 homens e muitos elefantes ,a batalha foi dura ,os Cingaleses pelejavam
    pela pátria, os portugueses pelejavam pela honra, tudo era estrago, horror e confusão,
    vieram a terra mortos 3 elefantes, os outros fustigados das nossas

    balas atropelaram os próprios Cingalas e eles foram cedendo a campanha ,
    foram perseguidos pelos nossos, mais de 400 Cingalas mortos ( livro - Anno
    histórico diário português noticia abreviada de pessoas grandes e coisas
    notáveis de Portugal ,Tomo I - pagina 490 e 491


    1612 Balane
    os Cingaleses cairam sobre a fortaleza de Balane que Manuel falcao defendia
    com intrepidez ,governava a ilha Francisco de menezes o roxo ,este general
    reuniu tropas e em marcha rapida correu a Balane e o inimigo retira


    1612 Candia
    depois de Balane ,D. Francisco de meneses o roxo passou a Candia e o rio sem
    achar resistencia e fez notavel estrago por toda a terra ,destruiu e assolou todas
    as terras ,durou esta empresa 6 meses e depois regressou a Malvana


    1612 Cottiar
    1612 ,Simao correia com 1 000 portugueses e 3 000 Indianos toma o forte de Cottiar
    ( Kottiyar ) aos Holandeses e os portugueses chacinaram com barbaridade todos os
    ocupantes incluindo mulheres e crianças



    1612 Batalha 7 Corlas
    o imperador de Candia mandou 5 000 homens para vingar o massacre de Cottiar ,
    Simao correia e os portugueses que começaram a retirar foram perseguidos dia e
    noite ,até que os nossos se encontraram com o inimigo nas fronteiras das 7 Corlas
    e os portugueses foram derrotados ,nesta batalha morreram 23 portugueses e 500
    Indianos ( Battle of Seven Korles )


    1612
    os portugueses iam sobre Jaffna ,1 exercito foi enviado contra eles ,conseguindo
    desvia-los do seu intento


    1612-1613
    um armada Chingala tomou embarcaçoes portuguesas em Negumbo ,Manar e
    Chilaw


    1614 Pannaithurai
    1614 ,a mesquita localizada em Pannaithurai em Jaffna foi queimada


    1615 Gampola
    janeiro ,Manuel mascarenhas homem captura Gampola (Gampla)


    1615 Maturata
    janeiro ,Manuel mascarenhas homem captura Maturata


    1615 Batalha Matarata
    Manuel mascarenha homem atravessando o reino de Candia para o de Uva ,
    na serra de Matarata ,brigou o inimigo com a nossa retaguarda ,sem efeito
    de consideraçao ,morreu Vicente rodrigues e António da silva ( 1615 )


    1615 Badulla
    janeiro ,Manuel mascarenhas homem captura Badulla ( Década 13 da
    historia da India -Vol 2 ,pagina 406 e 407 )


    1615 Tumpane
    agosto ,Manuel mascarenhas homem destroi Tumpane ( Década 13 da
    história da India -Vol 2, página 408 )


    1615 Harispattu
    agosto ,Manuel mascarenhas homem destroi Harispattu (Arciapato)



    1615 Alauwa
    depois de Harispattu indo uma pouca gente preta nossa de guerra
    a uma aldeia que chamam Alauwa ,saíram os inimigos dela como
    de emboscada e tomaram os nossos no meio e mataram os mais deles
    que não passaram de 20 ( Década 13 da história da India -Vol 2,
    página 409 )


    1615 Matale
    os portugueses em outra emboscada degolaram 25 inimigos
    ( Década 13 da história da India -Vol 2, página 409 )


    1615 Matale
    agosto ,Manuel mascarenhas homem destroi Matale


    1615 Batalha Matale
    Perto de Matale Pedro Peixoto da silva degolou 60 de uma força de 1 500
    homens de 1 exército que vinha buscar o nosso e os restantes fugiram ,
    durante 15 dias andou o nosso arraial assolando e destruindo tudo ,da Silva
    retirou com 500 prisioneiros e 2 000 cabeças de gado e alguns elefantes ,
    da Silva retirou para Manicravaré ( Década 13 da história da India – Vol 2
    ,página 409 e 410 ) chegado o nosso arraial a Matale teve novas como se
    vinha o inimigo chegando para ele ,mandou o capitão mor armar emboscada ,
    vieram os inimigos obra de 1 500



    1615 Candia
    1 mes depois em setembro ,Filipe de oliveira Dissava das 7 Corlas fez outro raide
    no territorio de Candia com 10 companhias e 3 000 lascarins ,onde teve alguns
    recontros em que os portugueses cortaram as cabeças a 70 ou 80 pessoas sem
    receber nenhum dano ,tomaram 300 de presa e 1 500 de gado e se recolheram
    pelo natal de 1615 ( Década 13 da história da India -Vol 2, página 410 )


    1616 Batalha Matale
    Manuel cesar ,Filipe de oliveira ,Antonio da mota e Luis gomes pinto com 10
    companhias fizeram 1 assalto no reino de Candia e destruiram e queimaram
    tudo o que alcançaram e tiveram 1 recontro com o inimigo em Matale onde lhe
    cortaram 35 cabeças e capturaram alguns Araches e Modeliares ( abril ,1616 )


    1616 Harispattu
    em agosto ,D. Nuno alvares pereira entrou no reino de Candia com 16 companhias
    de que 500 eram portugueses e 5 000 eram pretos ,D. Nuno alvares pereira entrou
    em Candia pelas terras de Harispattu ( Harasiya Pattu ) ,Harispattu este distrito foi
    devastado pelos nossos onde tomaram muitas presas



    1616 Matiagama
    5 de dezembro de 1616 ,Nicapete durante a ausencia de Felipe de oliveira entrou
    nas 7 Corlas e saqueou Matiagama e degolou 2 padres da companhia de Jesus ,1
    deles foi Luis mateo


    1616 Batalha Gandola
    ( rebelião de Nicapete ) 18 dezembro ,Manuel cesar com 220 portugueses
    e 1 000 lascarins derrota Nicapete em Gandola ( Gandolaha ) Manuel cesar encontrou
    Nicapete (Nikapitiya Bandara) em Gandola uma vila no rio Laoa

    onde o Nicapete tinha consigo uma força de 4 000 ou 6 000 homens e depois
    de uma longa batalha o Nicapete foi derrotado e fugiu para as 7 Corlas
    ( nesta batalha metade dos lascarins do exercito português desertou )


    1616 Dinavaca
    Felipe de oliveira destroi os campos de Dinavaca


    1616 Batalha Quilela
    batalha memoravel no Ceilao em que 1 pequeno troço de portugueses liderados
    por Manuel Cesar derrotou de novo o exercito do Nicapete composto de 24 000
    homens ,os 2 exercitos enfrentaram-se em Quilela (Kal Eliya ) na batalha 1 000
    homens do Nicapete foram chacinados ,Nicapete fugiu para Dambadeniya
    ( vitoria de Queilela ) ( rebelião de Nicapete ) Década 13 da historia da India –
    Vol 2 ,página 506 ,507 e 508 )


    1616 Sofregão
    1616 ,aproveitando a revolta de Nicapete ,1 nativo Cingales chamado Antonio
    barreto ,que tinha o titulo de princepe e governador do reino de Uva tomou o forte
    de Sofregão ( Sabaragamuva ) aos portugueses ,estava no forte Estevao de faria
    com 30 portugueses ,na peleja morreu Manuel matoso


    1616 Balane
    1616 ,10 000 Cingaleses tomam Balane aos portugueses


    1617 Bocalagama
    100 portugueses e 900 lascarins ao chegar ao arraial de Bocalagama ,o Dissava
    Luiz gomes pinto mandou matar a gente que tomou por entender ser a maneira mais
    rapida de pacificar a regiao


    1617 Catugambala
    Manuel cesar passou á banda do rio Maha Oya e assentando em Bopety ( Bopitiya )
    deu por toda a Corla de Catugambala ,onde tomou presas

    1617 Bopety
    Manuel cesar passou á banda do rio Maha Oya e alcancou Bopety ( Bopitiya )
    onde ele capturou cerca de 200 prisioneiros


    1617 Beligal
    Manuel cesar seguiu com todo o arraial de Polpety para Pilandu ( Pilanduwa )
    2 dias se deteve a destruir tudo em Beligal Corla


    1617 Deigabara
    o Dissava Luiz gomes pinto foi mandado em direcao a Ruanela ( Ruwanella ) com
    ordem para correr todo Deigabara ( Dehigampal Korale ) e nao perdoar nem
    deixar vida a alguem


    1617 Devamede-Cornagal
    os portugueses marcham de Pilandu ( Pelandu ) ,entraram por Catugambala Corla
    e dai foram a Devamede ( Dewamedda ) e Cornagal ( Kurunegala ) e tomaram
    alguns fortes e mataram cerca de 100 inimigos ,recuou o Nicapete para Talampeti


    1617 Polpety
    Manuel cesar assentou o arraial em Polpety ( Polpitiya ) que era o alojamento do
    inimigo e destruiu todas as fortificaçoes e dai foi para Balapane ( Ballapána )





    1617 Batalha Beligal Corla
    foram os portugueses a Diomede ( Dewamedda ) e atravessando todo o Urupala
    ( Walpola ) foram assentar em Atalispava ( Hatalispauwa ) donde passado uma
    noite se abalaram os nossos para Beligal Corla onde encontraram o inimigo ,
    que nos atacou a retaguarda ,os portugueses repeliram o inimigo com perda e
    por fim foi o nosso exercito assentar em Galbaragama


    1617 Combate Candagão
    1 bando de portugueses que estava numa expediçao de captura de escravos
    foi derrotada em Candagão ( Kendangamuwa ) Ceylon the portuguese era ,
    vol 2 ,pagina 13


    1617 Bulugão
    D. Nuno alvares pereira chegou a Sofregão ,o nosso arraial dali foi para
    Vinerangale ( Wiragalla ) devastando o distrito de Bulugão ( Bulatgama )


    1617 Andapanduna
    a Corla de Andapanduna ( Handapandunu Korale ) veio á nossa obediencia


    1617 Parnacur
    a Corla de Parnacur ( Paranacuru Korale ) veio á nossa obediencia


    1617
    D. Constantino e D. Nuno alvares pereira voltaram pela costa ,passando por
    Petigala ( Pitigala ) e Passidu Corla ( Pasdun Korale ) e chegaram a Malvana
    com algumas presas


    1617 Mottapuliya
    Nicapete a 15 de maio ,veio com 2 000 homens e sem ser sentido chegou á vista
    do nosso arraial de Mutapali ( Mottapuliya ) e disse aos nossos que era gente
    de D. Constantino ,o nosso capitao mandou tomar as entradas e o inimigo foi
    rebatido e lançado fora ,dos portugueses morreu 1 bravo Arache chamado
    Edirimanasuriya




    1617 Batalha Anorajapure
    em maio o nosso exercito avançou contra Nicapete que estava em Moratena ,
    Nicapete fugiu em direçao a Candia ,Luis gomes pinto com sua gente e duas
    companhias mais ,foi em seu alcançe e alcançou Nicapete nos desertos de
    Anorajapure (Anuradha Pura) e derrotou-o ,o Nicapete fugiu ,as mulheres
    de Nicapete ,1 neto do Raju e 1 sobrinho do Madune foram todos cativos
    ( rebelião de Nicapete )


    1617 4 Corlas
    depois da vitoria de Anorajapure vieram á nossa obediencia as 4 Corlas


    1617 7 Corlas
    submissao das 7 Corlas aos portugueses


    1618 Combate ilha Cais dos Elefantes
    agosto ,D. Pedro rodrigues ataca os Tones naquela ilha ,teve feroz combate em
    que os portugueses foram rotundamente vencidos ,cerca de 300 portugueses e
    cingaleses foram mortos


    1619 Batalha Lellopitiya
    Constantino de Sa de Noronha com 600 portugueses e 1 500 lascarins queima
    Meddegama e retirando para Sofragão o inimigo nos veio picando a retaguarda ,
    Constantino de Sa mandou Luis teixeira com 100 portugueses e 1 000 lascarins
    fazer emboscada em Lellopitiya ,o inimigo chegou a Sofragão e foi atacado por
    Luis teixeira ,atacou tambem Constantino de Sa e degolamos 8 000 Cingalas ,
    Madune e Barreto fugiram e os nossos cortaram a cabeça a Kangara Arache


    1619 Meddegama
    Constantino de Sa de Noronha queima Meddegama ( Medagam Nuwara )



    1619 Batalha Talampitiya
    quando o Madune fez o seu caminho para as 4 Corlas ,Francisco de brito de almeida
    recebendo informaçao deste movimento avisou Constantino de Sa ,Constantino de
    Sa e Noronha e Francisco de brito e o capitao do campo Constantino de sa de mirand
    a
    com os restantes portugueses foram ao encontro do inimigo que estava em Talapiti
    ( Talampitiya ) e vindo cruzar-se com a nosssa vanguarda Madune foi derrotado e com
    perda de alguns homens
    ,Madune retirou para a colina de Muratena ( Moratenna )
    ( Madune retirou de Talampitiya para Moratenna )



    1619 Combate naval Gale
    Andre botelho da costa com 6 fustas sabendo que em Gale estava 1 barco do rei
    da Dinamarca ,atacou-a e tomou-a depois de 3 horas de peleja


    1619 Batalha Vannarponnai
    Felipe de oliveira com 130 portugueses e Luis cabral de faria com 3 000 Lascarins
    foram contra Chingali Comara II (Cankili Kumaran II) o Chingali mandou 1 homem
    a Oliveira para suspender a marcha fingindo paz, o que o Chingali queria era destruir
    a nossa vanguarda onde ia o Faria, Oliveira mandou retirar o Faria e este foi atacado,
    Faria atacou 1 000 negros e passou adiante e foi atacado por outros 2 000 e estes foram
    derrotados por Felipe de oliveira nos campos de Vannarponnai ( Banarepane ) Cankili Kumaran II tinha perto de 4 000 homens



    1619 Jaffna
    Felipe de oliveira com 5 000 homens conquista Jaffna ( Jafanapatão ) Cankili
    Kumaran II foi capturado sendo o ultimo governante de Jaffna


    1620 Batalha Trincomalee
    D. Constantino de sa e noronha foi contra os Dinamarqueses que estavam na
    baia de Trincomalee e com sucesso rechaçou o inimigo ,fazendo-o embarcar
    com grande desordem e perda de muita gente e de 2 navios


    1620 Cotiar
    estava 1 navio da Dinamarca na baia de Cotiar ( Kottiyar) ,foi contra eles
    Barreto e Cabral de faria




    1620
    ( Luís teixeira socorre Jaffna ) Luís teixeira ,Dissava das 7 Corlas ,capitão muito
    esforçado e de muita experiência na guerra com 100 soldados portugueses e 1 500
    Lascarins entrando pelas terras do reino fez nos seus moradores grandes cruezas ,
    cortando homens ao meio com o machado e cortou os peitos às mulheres e a outras
    abriu-lhes as barrigas e meteu-lhes os filhos dentro


    1620 Batalha Jaffna
    ( rebeliao geral em Jaffna e os alevantados foram destruidos ) Migapulle Arachi
    ( Arache Dom Luiz ) com 30 000 homens veio expulsar os portugueses de Jaffna,
    Felipe de oliveira em 1 pagode se defendeu por muitos dias ate que foi socorrido
    por Luis teixeira com 1 600 homens ,com estes reforços Felipe de oliveira saiu a
    campo e depois de uma severa batalha derrotou o inimigo com grande mortandade


    1620 Batalha Putur
    desembarcou o princepe de Ramacor ( Rameswaram ) que com outro exercito
    socorreu os derrotados e chegou a 1 pagode junto a Putur 2 leguas de Nallur ,
    ,travou-se nova batalha ,os portugeses atacaram o inimigo com grande fúria
    descarregando neles os mosquetes ,sendo muitos deles mortos ,Luis teixeira
    de macedo derrotou-os e o princepe ficou prisioneiro ( rebeliao em Jaffna )
    ( the prince of Rameswaram landed with about 600 or 700 men and marched towards
    Putur some distance away from Nallur ,he was defeated and captured )



    1620 Batalha Nallur
    ( rebeliao em Jaffna ) Bornagolate rei dos Carcas ( Careás ) e Chem Naik com
    2 000 Badagás vieram contra os portugueses, Felipe de oliveira em novembro saiu
    e encontrou o inimigo e se deu uma batalha furiosa ,Felipe de oliveira foi ferido na
    boca por uma lança ,porque foi atacado por 7 lançeiros ,dos quais ele matou 2 e os
    outros fugiram ,os Badagás foram derrotados e retiraram para as trincheiras
    ( Livro – Fidalgos in the kingdom of jafanapatam ) dezembro



    1621 Batalha Nallur
    Felipe de oliveira recebendo reforços de 1 000 homens a 14 de janeiro de 1621
    atacou o inimigo repentinamente e derrotou-os com grande mortandade ,todos
    os inimigos que vinham na dianteira tombaram com os mosquetes portugueses ,
    eles fugiram para a tranqueira ,o campo estava semeado de inumeráveis corpos
    agigantados e sem cabeça e elas postas nas árvores de Putur penduradas todas
    pelos cabelos ( 14 january 1621 de Oliveira attacked the enemy encampments at Nalllur )
    ( rebeliâo em Jaffna )



    1621 Nallur Kandasamy Kovil
    Felipe de oliveira foi para Nallur em 2 de fevereiro e destruiu o templo Nallur
    Kandasamy Kovil ,Felipe de oliveira destruiu mais de 500 templos Indus e foi
    aclamado como o maior salvador do Cristianismo ,Felipe de oliveira tinha a
    alcunha de : o Deus da espada


    1621 Batalha Atchuvely
    o Naike de Tanjore reuniu mais Badagás e veio contra os portugueses ,Luis oliveira
    encontrou-se com eles a 11 de fevereiro de 1621 e pelejaram cerca de Nalur e se
    batalharam uns e outros com bravissimo valor ,o Naike de Tanjore foi de novo
    derrotado ,o campo estava cheio de corpos sem cabeça ,trouxeram os portugueses
    1 000 cabeças do inimigo espetadas na ponta da lança ,( Batalha de Atchuvely )
    ( rebeliao em Jaffna ) ( os Cingaleses tinham tropas Indianas )


    1621 Maliavale
    Antonio da mota foi a Maliavale ,onde teve noticia de estarem os que escaparam
    de Nalur ,encontrou 500 de que matou a maior parte e seguiu para Columbo


    1622 Tirukethieswaram
    1622 ,portugueses destroem o templo de Tirukethieswaram


    1622 Matota
    1622 ,portugueses destroem o templo de Matota


    1622 Tiru Konesar
    portugueses destroem o templo de Tiru Konesar em 1622


    1624 Trincomalee
    1624 os portugueses ocupam Trincomalee


    1624 Konesvaram
    portugueses em 1624 destroem o templo de Konesvaram (Koneswaram)
    em Trincomalle


    1626 Cota
    1626 ,Constantino de sa e noronha expulsa os Mouros de Cota


    1627 Jaffna
    o grande Felipe de oliveira morreu em março de 1627 em Jaffna


    1627 Badulla
    1627 ,1 pequeno execito portugues queimou a cidade de Badulla ( Uva )
    ( declarada guerra com o rei de Candia que começou no ano de 1627 )


    1628 Batticaloa
    1628 ,Constantino de sa e noronha ocupa Batticaloa


    1628
    Constantino de sá com 130 portugueses e 800 lasacarins atacou
    e derrotou as tropas de Wijayakoon bandara ( Wijekoon bandara )
    em 1628 ( The portuguese in ceylon 1617-1638, página 196 )


    1628 4 Corlas
    a ofensiva de Senerat nas 4 Corlas foi repelida por Diogo Mendes de brito
    em 1628



    1628 Candia
    Constantino de sá de noronha com 500 portugueses e gente preta da terra todos
    contentes por ser o principio da guerra foi demandar o rei de Candia no seu reino
    e nesta entrada acharam os portugueses oposiçao dos seus Dissavas ,porem foram
    derrotados em varios recontros e o rei de Candia fugiu para Uva ,Constantino de sa
    mandou por fogo na cidade de Candia


    1628 Uva
    1628 ,Constantino de sá de noronha com alguns capitaes e soldados entram no reino
    de Uva e puseram fogo na cidade de Uva e puseram tudo a ferro e fogo e se retiram
    vitoriosos a Manicavaré e o mesmo fez o seguinte ano de 1629 entrando em
    Candia
    ( Fatalidade historica da ilha de Ceilao ,pagina 100 )



    1629
    Constantino de sá de noronha encontrou o exercito de Candia e derrotou-o
    totalmente ,onde o rei fugiu para Uva


    1629 Balane
    em 1629, Dom Constantino de sá tomou Balane com pouca resistência
    ( the portuguese in ceylon 1617-1638, página 206 )


    1629 Candia
    1629 ,D. Constantino de sá entra em Candia e pos fogo na cidade de Candia
    e a destruiu totalmente ,o rei se recolheu a uma serra chamada Penedo e o
    nosso arraial andou assolando todo aquele reino ( junho )


    1629
    D. Constantino de sá entra em campanha ,todas as aldeias por onde passou o
    exercito portugues foram devastadas



    1629 Batalha Ambatenna
    ( Batalha Ambatenna ) durante a campanha de D. Constantino ,na retirada o
    exercito Cingales atormentou a marcha do exercito portugues ,derrotando os
    portugueses num severo encontro em Ambatenna ,onde os portugueses tiveram
    perdas pesadas ,ambos os lados reclamam vitoria ,os 2 exércitos encontraram-se em
    Ambatenna ,a batalha durou desde manha ate ao meio dia ,os portugueses

    forçaram os Cingaleses a retirar para o outro lado do rio ( The portuguese in
    ceylon 1617-1638 ,página 207 )


    1629 7 Corlas
    em setembro de 1629 Diogo Mendes de brito afastou um destacamento
    de Cândia que tinha entrado nas 7 Corlas ( The portuguese in ceylon
    1617-1638, página 209 )


    1629 Batalha Pachelapali
    Domingos carvalho cão e Luis teixeira de maçedo com 200 portugueses e 7 000
    Lascarins vao em socorro de Jaffna e encontraram os Cingalas de Candia do
    outro lado do rio na planicie de Pachelapali ,Luis teixeira atravessou o rio com
    3 000 lascarins e Domingos carvalho vadeou o rio pelo interior e atacaram o
    inimigo que foi derrotado e os portugueses degolaram 5 000 Cingalas e o lider
    inimigo chamado Modeliar Attapatu foi decapitado e a cabeça posta numa lança
    Attapattu tinha 10 000 Cingalás ( the portuguese in ceylon 1617-1638, página 210 )
    The temporal and spiritual conquest of ceylon ,Vol 2 ,pagina 654 e 655



    1630
    o exercito portugues destruiu todas as vilas por onde passaram ,quando foram
    a Uva ,os portugueses empalaram crianças e atiraram homens ao rio para serem
    comidos pelos crocodilos


    1630 Badulla
    1630 ,D. Constantino de sá com 700 portugueses e 13 000 lascarins vem contra
    o rei Senarat (Senerath) ,Constantino de sá destruiu aldeias ,Badulla ( Uva ) foi
    encontrada deserta e foi saqueada e incendiada pelos portugueses durante 2 dias
    ( agosto )



    1630 Batalha Randeniwela
    20 000 Cingaleses derrotaram 580 portugueses e 120 topazes e casados
    e 4 500 lascarins em Randeniwela (Rat Daneiyey Wela) perto de Wellawaya, os mosquetes
    portugueses foram inuteis porque neste dia choveu, a maior parte dos lascarins que estava
    do lado portugues desertou e se juntou ao inimigo, Constantino de
    Sá recebeu uma seta no
    peito e no braço e foi golpeado com uma lança na coxa e foi morto e o inimigo cortou-lhe a
    cabeça ,todos os outros portugueses mortos e feridos foram decapitados
    ( Jeronimo rajapakse ,
    Dom Cosmo ,Dom Aleixeio ,Theodosio e Dom Barthazar desertaram dos portugueses ) ( agosto )



    1630 Sabaragamuwa
    25 dias depois da vitoria de Randeniwela ,os Cingaleses tomam o forte de
    Sabaragamuwa ( Saparagamuwa ) com toda a guarniçao


    1630 Cerco Columbo
    50 000 Cingaleses cercam Columbo que so tinha 400 defensores ,mas foram
    repelidos os Cingaleses deixando mais de 2 000 mortos e retiraram em 1631
    ( o cerco foi desde outubro de 1630 até janeiro de 1631 )


    1630 Batalha Nacolegão
    em outubro chega reforços aos portugueses ,a 11 de novembro no passo de
    Nacolegão ,alcançaram os portugueses uma vitoria ,causando perdas ao inimigo
    que se pos em fuga deixando muita armas ( vitoria em Nagalagama em 11 de
    novembro ) perto de Columbo ( the portuguese in ceylon 1617-1638 ,pagina
    262 )


    1630 Menikkadawara
    o princepe Maha Asthana ( Mha Astana ) retira do cerco de Columbo e deixa os
    seus na luta ajudados por Maratana Bandar e no caminho tomou o forte de
    Menikkadawara e fiz 200 prisioneiros portugueses


    1631
    D. Filipe mascarenha formou arraial no lugar de S. Sebastiao sob o comando
    do capitao do campo Francico de brito de almeida e em algumas saidas eles
    tiveram recontros com o inimigo e voltaram com algumas cabeças




    1631 Batalha Panaturé
    o rei de Candia recolheu-se ,deixando o princepe Mha Astana em defesa das
    terras de baixo e a vigiar as fronteiras ,houve 1 bom recontro em Panaturé
    ( Panadura ) onde se cortaram muitas cabeças


    1632 Batalha Kaduwala
    D. Jorge de almeida derrotou o inimigo perto do forte de Tranqueira grande ,
    quando os portugueses chegaram á vista de Kaduwala encontraram a passagem
    ocupada por uma força Cingalesa ,muitos deles foram chacinados e o general
    deu 3 ou 4 pistolas por cada cabeça do inimigo que fosse trazida a ele ,o forte
    de Tranqueira grande ( Kaduwala ) foi tomado pelos portugueses


    1632 Sofregão
    D. Jorge de almeida toma o forte de Sofregão


    1632 Caliture
    D. Jorge de almeida toma o forte de Caliture


    1632 Malvana
    D. Jorge de almeida toma o forte de Malvana


    1632 Manicravaré
    D. Jorge de almeida toma o forte de Manicravaré


    1632 Maturé
    D. Jorge de almeida toma o forte de Maturé


    1632 Chilão
    D. Jorge de almeida captura Chilão



    1632 Daladagamwela
    os dois príncipes Maha Astana e Vijayapala foram derrotados
    pelos portugueses em Daladagamwela


    1632 Methiangane
    os dois príncipes Maha Astana e Vijayapala foram derrotados
    pelos portugueses em Methiangane ( the portuguese in ceylon
    1617-1638, página 280 )


    1632 Matra Gama
    descontentes os Cingalas do pouco que conseguiram voltaram a dar combate
    em Matra Gama ,onde atacaram com impeto e valor ,mas foram os Cingalas
    derrotados e o seu exercito se retirou a Candia


    1633 Muratena
    Diogo de melo de castro a 25 de novembro de 1633 com 500 Lascarins ,400
    Cafres ( negros ) 500 Canarins ( Indianos ) e 700 portugueses queimou a
    tranqueira de Muratena ( Moratenna )


    1638
    Diogo de melo de castro avançou sobre Candia e no caminho
    queimou todos os templos e aldeias


    1638 Cândia
    Diogo de melo de castro o destruidor de Kelaniya invade Candia e poe fogo
    á capital ,no caminho os portugueses queimaram todos os templos e aldeões ,
    mataram crianças por diversão ,molestaram mulheres como bem entenderam ,

    1 soldado matou um pai Cingalês na frente de sua esposa e dos filhos e comeu
    a sua carne enquanto os familiares desmaiavam de incredulidade ( crueldade
    inacreditáveis dos portugueses )




    1638 Batalha Gannoruva
    Diogo de melo de castro invade Candia com cerca de 700 portugueses ,
    300 negros ,200 Indianos e 500 lascarins e um regimento de Topazes ,
    27 - 28 de março os 2 reis Vijayapala e o rei Rajasinha II com 15 000
    Cingaleses e 1 000 homens de Madura derrotaram os portugueses em
    Gannoruva ,o inimigo cortou a cabeça a muitos portugueses e pos as
    cabeças no campo de Gannoruva, é morto Diogo de melo de castro ,
    apenas 33 portugueses ficaram vivos (outros dizem que o inimigo era
    de 70 000 homens ) os lascarins do nosso exército desertaram


    1638
    D. Antonio mascarenha atacou Malvana ( Malwana ) mas foi derrotado pelo
    rebelde D. Aleixo


    1638 Batalha Embalawa
    os portugueses foram ás 7 Corlas onde Siyane Korale Bandara e Dom pedrinho
    estavam ocupando a montanha de Embalawa ( Ambalua ) em janeiro de 1638 os
    portugueses chegaram ao sopé da colina e atacaram o inimigo que resistiu até
    ao meio dia ,quando Dom Pedrinho saiu fora com os seus homens ,D. Pedrinho
    morreu e o inimigo retirou e os nossos foram em seu alcançe e fizeram neles
    grande mortandade e os nossos só pararam de matar e ferir em Laoa


    1638 Batticaloa
    em 1638 os Cingalas e os Holandeses tomam Batticaloa aos portugueses


    1639 Malvana
    Domingos ferreira beliago ataca e toma Malvana
    que tinha uma guarniçao de 5 000 homens


    1639
    Domingos ferreira beliago marchou para o Pagode de Atanagala
    com varios recontros no caminho com o inimigo



    1639 Ruanela
    o rei de Candia tinha 40 000 homens em Ruanela ( Ruanvella ) Domingos ferreira
    beliago tomou Ruanela sem resistencia ,porque o rei de Candia tinha fugido
    para Candia


    1639 Trincomalee
    os holandeses e Cingalas capturam Trincomalee aos portugueses


    1639 Candia
    Francisco de mendonça manuel tomou posse do arraial de Manicravaré
    e fez 2 entradas em Candia e retirou com sucesso


    1640 7 Corlas
    Antonio da mota galvao entrando nas 7 Corlas ( Seven Korales ) as juseitou
    todas com bom sucesso durante o resto de novembro e todo o dezembro de
    1640


    1640 Batalha Caimel
    desembarcaram os holandeses numa aldeia chamada Caimel ( Kammala ) com
    3 500 homens em 6 esquadroes ,Francisco de mendonça capitao-mor do campo
    atacou os Holandeses mas foi derrotado e a maior parte da gente foi morta e
    ferida e os portugueses fugiram para Columbo ( 1640 )


    1640 Negombo
    10 de fevereiro ,os Cingalas e Holandeses tomam Negombo aos portugueses


    1640 Batalha Galle
    Vicente atacou os Holandeses ao longo da costa e na peleja eles retiraram para a
    praia ,no lado esquerdo Francisco de mendonça atacou as trincheiras e desalojou
    os Holandeses ,Valentim pinheiro atacou os Holandeses por detras e eles fugiram
    em direçao á praia e sofreram muitas baixas ,os barcos Holandeses disparavam
    contra os porugueses e morreu Francisco de mendonça e os nossos abandonaram
    o combate e retiraram ao forte ,900 Holandeses mortos ,70 portugueses mortos



    1640 Galle
    março ,holandeses tomam Galle aos portugueses


    1640 Urugampola
    D. Filipe mascarenhas parte para a reconquista de Negombo ,bo0 cami9nho expulsaram
    o rebelde ou o Modeliar D. Baltazar



    1640 Negombo
    novembro de 1640 ,D. Filipe de mascarenhas reconquista Negombo
    aos holandeses


    1640 Batalha Negombo
    quando os portugueses reconquistaram Negombo ,capturaram 1 mensageiro
    que dizia que D. Baltazar general do rei de Candia com 3 000 homens se
    aproximava para vir socorrer Negombo e já estava a uma légua de distancia ,
    os portugueses com 6 companhias e 2 000 Cingalas foram ao encontro de
    D. Baltazar e os portugueses derrotaram totalmente os Cingaleses e D. Baltazar
    foi capturado e executado


    1640
    Joao alvares bretão com 10 companhias e os Dissavas de Matara ( Mature )
    foram sujeitar o distrito ate Alutgama ( novembro ,dezembro 1640 )


    1640 Columbo
    bloqueio de Columbo de outubro de 1640 a maio de 1641 pelos Holandeses


    1641 7 Corlas
    portugueses tomam e queimam grande quantidade de canela ao rei de Candia
    nas 7 Corlas ( Subsidios para a historia militar maritima da india 1585-1669 )


    1642 Sofregão
    Antonio mota galvão subjugou as terras de Sofregão




    1642 Cornacorla
    o capitao mor Antonio da mota galvão foi a Mature e sujeitou todas as terras de
    Cornacorla


    1642 Grevaias
    o capitao mor Antonio da mota galvão foi a Mature e sujeitou todas as terras de
    Grevaias


    1642 Ballavé
    o capitao mor Antonio da mota galvão foi a Mature e sujeitou todas as terras de
    Ballavé ,depois de obedecidas viemos assentar em Beligao


    1642 Combate Vacuéla
    ( Combate de Vacuéla ) em agosto de 1642 ,180 portugueses derrotam 300
    Holandeses em Vacuéla ( Vakvella ou Wakwella ) sairam os holandeses com
    300 homens e os portugueses liderados por Antonio de amaral de meneses
    derrotaram-nos ,Manuel de sousa falcao matou o lider inimigo chamado
    Walraven de Revira ( aqui pelejou o bravo Gaspar figueira de serpe )


    1642 Mature
    Antonio de amaral destroi os mouros em Mature ( Matara )


    1643 Sofregão
    1643 ,foram os portugueses conquistar as terras de Sofregão e todas as mais que
    estao por aquela parte ,os Cingaleses diziam que nós eramos uns velhaços e que
    tinhamos 2 horas de vida ,alguns dos nossos os apanharam e os partiram ao meio
    com machados e depois que tivemos as terras de Sofregão obedecidas se retirou
    o capitao mor do campo Antonio da mota galvão


    1643 Batalha Curaça
    maio de 1643 ,batalha na Curaça (Akuressa) onde 400 Holandeses e grande
    multidao de Cingaleses foram derrotados pelos portugueses comandados por
    Antonio da mota galvao ,a batalha durou 5 horas ,perseguimos os holandeses

    e lhe cortamos algumas cabeças ,cerca de 100 Holandeses morreram e 50
    foram feitos prisioneiros ,dos nossos foram mortos 25 e feridos 67


    1643 Cornacorla
    em breves dia chegou o Dissava de Sofregao e com este socorro partimos da
    Curaça e expediu o capitao da dianteira por outro caminho a dar no Dissava
    de Candia que estava com muito poder em Cornacorla ,jornada que fizemos
    com mais trabalho que oposiçao do inimigo ,porque achamos o seu quartel
    desocupado ,mas nao de mantimento do qual nos provemos ( 1643 )


    1643 Acomivana
    e dando a volta o nosso arraial ,nos ajuntamos com o arraial perto da
    Acomivina ( Acomivana ) onde ali teve lugar alguns combates com sucesso
    para os portugueses


    1643 Combate Panaturé
    os Holandeses chegando ao rio de Panaturé deitaram todas as lanchas ,
    guarnecidas de mosquetaria e alguns falcoes para nos impedirem a passagem
    e o nao puderam conseguir ,porque o nosso capitao da dianteira tomou com a
    sua companhia a boca da barra e fazendo os soldados covas na areia ,delas
    pelejaram todo aquele dia e os Holandeses de noite se recolheu ás naus ( 1643 )



    1644 Batalha Negombo
    batalha de Negombo ,os holandeses formaram 7 batalhoes cada 1 com 600 homens
    ,D. Antonio mascarenhas e Antonio da mota galvao resolveram ataca-los ,depois da
    primeira carga que lhes demos atacamos com as espadas e dos 2 esquadroes deles a
    maior parte foram degolados ,depois os portugueses acharam os 5 batalhoes deles

    nos lados e eles atacaram-nos porque nós estavamos espalhados e fomos derrotados
    morreu Antonio mascarenhas e Antonio da mota galvao ( Fatalidade histórica da ilha
    de Ceilão ,pagina 130 )



    1644 Negombo
    janeiro ,os holandeses e as tropas de Cândia tomam Negombo


    1644 Negombo
    D. Fernao de mendonça com 1 000 homens tenta tomar Negombo mas nao foi feliz ,
    dos 900 portugueses que tomaram parte no ataque 600 morreram




    1644 Batalha rio Kelani
    o Holandes Carron tentou tomar a fortaleza de Columbo e marchou com 1 000
    homens e 2 000 Cingalas mas ao chegar ao rio Kelani encontrou a opor-se-lhe
    o exercito de D. Filipe de mascarenhas que tinha 2 700 homens ,travado o tiroteio
    de uma margem para a outra e encontrando-se os portugueses muito bem abrigados
    ,os Holandeses começaram a sofrer pesadas baixas ,Carron desenganado de por
    aquele lado conseguir chegar a Columbo acaba por retirar


    1652 Calature
    1652 ,os Holandeses ganham Calature


    1652
    1652 ,o bravo Gaspar figueira de serpe marchou pelas colinas de Duravaca ou
    começou pelo caminho do montanhoso distrito de Duravaca em Beligal Corla ,
    mas o inimigo foi rapido e atacou a nossa dianteira e com dificuldade salvamos
    a bagagem ,a nossa retaguarda veio em socorro e depois de 3 horas de combate
    sob chuva torrencial foi o inimigo rebatido com perdas ( ele atacou a retaguarda
    e manteve-se a luta de uma distância de meia légua ate Duravaca )


    1652 Columbo
    Motim em Columbo ,os portugueses prenderam o general Manuel mascarenhas
    homem


    1652 Corla de Alicur
    a Corla de Alicur torna á obediencia dos portugueses em 1652


    1652 Batalha Thiara
    o rei de Candia mandou 1 Dissava chamado Comdume atacar o Dissava das 4
    Corlas Joao Botado de Seixas que estava na aldeia de Thiara com 40 soldados
    e 1 500 Lascarins ,o Dissava de Candia trazia 3 000 Cingalas e com toda a
    confiança atacou os nossos que estavam em uma varzea sem reparo e defesa e
    se deu uma porfiada batalha que durou 2 horas ,Joao botado de seixas matou
    o Dissava Comdume e derrotou os Cingalas que tiveram mais de 600 mortos
    ( História de Portugal restaurado – Tomo II ,página 406 ) ( Battle Tihariya )




    1652 Negombo
    1652 ,o bravo Gaspar figueira de serpe passou por Negombo e nos seus arrabaldes
    cortou algumas cabeças aos Holandeses ( Gaspar figueira de serpe tinha a alcunha
    de : o Machado ( The Axe ) porque ele andava sempre com 1 machado para matar
    os traidores e os cobardes e como castigo cortava a mao direita e a outros cortava-os
    ao meio com o machado )



    1653 Anguruwatota
    8 de janeiro de 1653 ,o bravo Gaspar figueira de serpe e Antonio mendes aranha
    com 500 homens e 1 000 Cingalas capturam Anguruwatota ( Angoratota ) aos
    Holandeses ,ficaram prisioneiros 110 Holandeses ,40 Jaos e 300 Cingalas de
    Galle ( Anguruwatota no distrito de Kalutara )


    1653 Batalha Vedava
    os Cingalas levantaram uma trincheira em 1 sitio forte na serra de Vedava ,
    caminhou o bravo Gaspar figueira de serpe para aquela parte de Vedávola
    e amanheceu sobre a trincheira e atacou-a ,mas como os Cingalas eram muitos
    fomos rechaçados ,animados os Cingalas saltaram fora da trincheira ,mas os
    nossos voltaram com tanto impeto sobre eles ,que nao só derrotaram os que
    saiam ,como montaram a trincheira e mataram mais de 100 inimigos ( 1653 )
    ( Ceylon the portuguese era Vol 2 ,pagina 347 )


    1653 Bulategama
    Bulategama ( Bulatgama ) submete-se aos portugueses


    1653 7 Corlas
    muitas terras das 7 Corlas rendem-se aos portugueses


    1653 4 Corlas
    muitas terras das 4 Corlas rendem-se aos portugueses


    1653 Gabadagama de Talampitiya
    Gabadagama de Talampitiya submete-se aos portugueses



    1653 Puttalam
    Gaspar figueira de serpe acampa em Aranduré ( Arandara ) e manda uma força
    ocupar Putalão ( Puttalam ) mas sem sucesso


    1653 Kalpitiya
    Gaspar figueira de serpe manda uma força ocupar Kalpitiya ,mas sem sucesso


    1653 Batalha Parnacur-Nosnacabe
    Manoel gil com 6 companhias e 400 lascarins foi recolher mantimentos de
    Parnacur ( Paranakuru ) ,ali Manoel gil foi atacado por 10 000 Cingalas e
    os Cingalas vendo que nao podiam derrotar Manoel gil ,mandaram cortar-lhe
    o passo estreito na serra de Nosnacabe ,pela qual os nossos haviam de retirar ,
    retirando os nossos ,atacou o inimigo ,os nossos os puseram em fugida com

    mais de 300 mortos depois de 9 horas de luta ( 1653 ) ( Ceylon the portuguese
    era ,Vol 2 ,pagina 348 )



    1653 Metapetim
    o rei de candia estava nas 4 Corlas alojado com grande poder em Metapetim e
    dali ameaçava as nossas terras ,Gaspar figueira de serpe e Joao botado de seixas
    se puseram a caminho com 13 companhias alem dos Lascarins e em 4 dias de
    marcha chegaram aonde estava o rei que os esperou e o rei de Candia foi derrotado
    e fugiu para Candia com perda de muita gente


    1653 Gurubewila
    os Cingalas atacam Gurubevila ( Gurubewila ) ,mas sem resultado ,
    em Gurubewila havia 4 companhias e 150 lascarins


    1653 Batalha Openava
    André de seixas e Francisco Antunes chegaram a Candagão ( Kendangamuwa )
    na terra de Sofregão onde havia 8 000 Cingalás, que deixaram passar os nossos
    porque pouco adiante em Batuguedra, estava o rei de Cândia com 18 000 homens
    ,o inimigo atacou a retaguarda e os nossos marcharam e lutaram para ganhar a
    serra de Openava ( Toponavala ) e todo aquele caminho apertou o inimigo e eles
    despediram 2 000 homens para a serra, André de seixas sustentou o posto contra
    os 2 000 ate vir Francisco Antunes e juntos os nossos repeliram o inimigo ( 1653 )
    ( Ceylon the portuguese era Vol 2 ,pagina 348 e 349 )


    1653
    Francisco Antunes e André de seixas alcançaram campo aberto e começou a
    chover e os homens que estavam secos foram postos na retaguarda, porque
    era esperado que o inimigo iria cair sobre os nossos de noite, ás 7 horas da
    noite o inimigo atacou, mas eles viraram costas aos primeiros tiros dos nossos
    e os portugueses seguiram-nos, matando aqueles que conseguiram alcançar e
    ás 9 da noite paramos nos campos de Jatiantota ( Yatiyantota ) e no dia seguinte
    chegamos a Ruanela


    1653 Mutwal
    novembro 1653 ,os Lascarins atacaram uma casa de guarda em Mutwal ,eles
    mataram silenciosamente o guarda portugues ,entraram na casa e mataram
    mais 8 portugueses e 1 portugues jovem ficou prisioneiro com 2 escravos


    1654 Batalha naval Columbo
    março ,5 galeoes portugueses derrotam 3 barcos dos holandeses


    1654 Batalha naval Columbo
    maio ,11 barcos Holandeses derrotam 3 galeoes portugueses


    1654
    Francisco de mello de castro ordenou ao capitao mor Antonio mendes aranha que
    com 400 infantes em 10 companhias e alguns Cingaleses marchasse para o distrito
    do Morro e que procurasse passar a Calature parte em que seria possivel pelejar
    com os Holandeses ,Antonio mendes aranha antes de chegar a Calituré achou uma
    trincheira guarnecida de Negros que facilmente desbaratou e marchando á vista da
    fortaleza dos Holandeses ,eles lhe tiraram com algumas balas de artilharia ( 1654 )


    1654 Negombo
    Antonio mendes de aranha e Francisco antunes com 12 companhias e nelas 400
    soldados e alguns lascarins entraram em terras de Negombo e fizeram notavel
    estrago com morte de alguns Holandeses ( 1654 )



    1654 Diagão
    Antonio mendes de aranha e Francisco antunes com 12 companhias e nelas 400
    soldados e alguns lascarins entrou pela terra adentro atravessando as de Reigam
    Corla a buscar o rio de Caliture que se chamava rio Diagão para o passar e o
    achamos acupado pelo inimigo que tinha uma tranqueira com 100 Holandeses
    e 200 Cingalas ,que nos defendeu a passagem 5 dias com continuas cargas de
    ambas as partes ,no fim retirou o Holandeses e perdeu alguns Cingalas seus


    1654 Alicão
    1654 ,Antonio mendes aranha marchou pelas terras de Alicão ( Alutgama ) sujeitas
    ao dominio dos Holandeses e destruindo tudo o que encontrou saqueou o lugar de
    Alicão


    1654 Combate Macuné
    Antonio mendes aranha marchou pela terra dentro a buscar mantimentos e marchou
    a 4 de março e alojou aquela noite na serra de Macuné ,onde aquela noite o vieram
    buscar uns 40 soldados cravineiros Holandeses com o capitao da Corla de Galle ,
    o qual foi morto com a maior parte dos soldados ,gastou 22 dias Antonio mendes
    nesta diligencia e achou algumas frutas do mato e vacas ( 1654 )



    1654 Pasdun Corla
    os portugueses saqueiam Pasdun Corla


    1654 Batalha Tebuna
    ( Batalha na aldeia de Tebuna ) Antonio mendes aranha com 570 portugueses no
    sitio de Tebuna achou os Holandeses formados com 700 infantes e 1 000 Cingalas
    e Bandeses ( naçao de Banda perto das Molucas ) e uma peça de artilharia ,foram
    os nossos atacados á espada e baralhados tempo de 2 horas no fim dos quais foram
    os Holandeses destroçados e posto em fugida
    ( Batalha Tebuwana )


    1654 Calituré
    Antonio mendes aranha toma Calituré ( Calaturé ) aos Holandeses


    1654 Galle
    os portugueses fizeram muitas entradas com grande hostilidade nas terras
    de Galle assim em gente como nos gados ( 1654 )


    1654
    os Holandeses se vieram alojar da outra banda do mesmo rio de Alicão
    ( Alicam ) em uma aldeia chamada Bentota ,os Holandeses fingiram que
    retiraram ,3 companhias de portugueses passaram o rio e desembarcaram
    aonde o inimigo esteve alojado e dando 20 passos cairam numa emboscada
    feita pelos Holandeses e os nossos foram derrotados


    1654 Batalha Caloámodra
    batalha que nos deram os Holandeses em Caloámodra ,os portugueses depois
    de pelejaram e repelirem o primeiro esquadrao Holandes ,atacaram o segundo
    corpo com espada e lança e os nossos atacaram o terceiro esquadrao inimigo
    que estava de emboscado e os nossos cortaram caminho por entre eles á espada
    e lança com feroz determinaçao ,que repelimos o inimigo e eles nao se atreveram
    a seguir-nos ( o Holandes tinha 700 Europeus e 1 000 Cingalas e Bandeses )
    ( Batalha de Kaluwamódara ) Fatalidade histórica da ilha de Ceilão ,pagina 169


    1654 Combate Kadavata
    depois de Caloámodra os portugueses se aquartelaram em Kadavata ( Kadawata )
    em 1 palmar chamado Garaveto ,dia 23 chegaram os Holandeses ao sitio e atacaram
    todo aquele dia na porfia ,em que pelos nossos foi rebatido até á noite e eles se retiraram
    com muitos mortos ( 1654 Combate de Kadavata )



    1654 Alauwa
    Panique ( Panikki Mudiyanse ) com 6 000 homens invadiu as 4 e 7 Corlas ,
    João de gouveia foi de Pitigaldini ( Pitigaldeniya ) juntar-se a Manoel
    Guerreiro em Alava ( Alauwa ) onde havia 250 soldados e 800 lascarins
    e ali os nossos foram atacados e derrotados e obrigados a fugir para Columbo
    ( Conquista temporal e espiritual de Ceilão, página 925 )


    1655 Combate Negombo
    Antonio mendes aranha amanheceu emboscado junto da fortaleza de Negombo ,
    sairam os Holandeses a busca-los ,Antonio mendes recebeu o impeto dos Holandeses
    e pelejou largo espaço e obrigou aos Holandeses a se retirarem com perda
    ( Historia de Portugal Restaurado )





    1655 Malvana
    janeiro ,o bravo Gaspar de figueira de serpe derrotou os Cingalas
    em Malvana ( Malwana )


    1655 Batalha Canapele
    Janeiro ,o bravo Gaspar figueira de serpe derrotou de novo os Cingalás
    em Canapele ( Kananapella ou Kanampella ) os Cingalás eram liderados
    por Panique ( Panikki Mudiyanse ) que tinha 3 000 homens ,os portugueses
    caíram sobre os Cingalás de madrugada e os puseram em fuga com perda de
    homens ,armas e toda a bagagem ( Conquista temporal e espiritual de Ceilão, página 925 )



    1655 Kalpitiya
    janeiro ,Gaspar figueira de serpe destruiu barcos mouros
    no porto de Kalpitiya


    1655 Puttalam
    janeiro ,Gaspar figueira de serpe destruiu barcos mouros
    no porto de Puttalam


    1655 Batalha Arambepola
    fevereiro ,Panique ( Panikki Mudiyanse ) com outro Dissava das 7 Corlas e com
    8 000 homens fortificou a colina de Arandepola ( Arambepola ) no coração das
    7 Corlas ,o bravo Gaspar figueira de serpe depois de receber reforços liderou
    os seus homens até ao interior e surpreendeu os Cingalas no seu acampamento
    em Arambepola ( Arandepola) e derrotou de novo os Cingalas e eles fugiram
    para as colinas acima de Balane e os portugueses acamparam em Arandara
    ( Conquista temporal e espiritual de Ceilâo ,pagina 926 )


    1655 Aláuwa
    Gaspar figueira de serpe submete a terra de Aláuwa


    1655 Bulategana
    Gaspar figueira de serpe submetem a terra de Bulategana


    1655 7 Corlas
    Gaspar figueira de serpe submeteu tudo nas 7 Corlas


    1655 Combate Vebora
    os Cingalas escaparam para Vebora e Gaspar figueira de serpe despachou
    de Talampitiya ( Talampitim ) os 2 Dissavas com 600 lascarins ,mas os
    Cingalas fizeram uma saida e obrigaram os nossos a retirar ,caindo sobre
    a nossa retaguarda ( os portugueses que foram mandados de Talampitiya
    foram atacados pelos Cingaleses que estavam em Vebora )


    1655 Combate Mottapuliya
    Gaspar figueira de serpe com 300 portugueses e 1 700 lascarins dirigiu-se
    a Mottapuliya a 11 de abril ,em 12 de abril cerca das 7 horas encontraram
    batedores do rei de Candia e repeliram-nos e fizemos prisioneiros e
    soubemos que Rajasinha estava acampado em Kotikapola ,abril


    1655 Batalha Kotikapola
    o bravo Gaspar figueira de serpe derrota o Dissava de Uva que estava
    acampado em Kotikapola ( Cuticapale ) com 8 000 homens ( Conquista
    temporal e espiritual de Ceilão, página 927 )


    1655 Batalha Pilessakanda
    6 000 homens do Disava de Matale acamparam em Pilessakanda ,João coelho
    de castro Disava das 7 Corlas com 150 portugueses e 700 lascarins atacou o
    Disava de Matale em Pilessakanda ,João coelho surpreendeu e matou o Disava
    de Matale e dispersou os seus homens ( Pilessakanda é uma milha distante de
    Kotikapola ) ( The Leopad´s eating place : The battle of Kotikapola ,12 april
    1655 )


    1655 Sofregão
    Gaspar figueira de serpe submete a terra de Sofregão



    1655 Batalha Kotikapola
    Gaspar figueira de serpe com 240 portugueses ,37 Topazes e 1 700 Lascarins
    ou 4 650 Lascarins derrota o rei de Candia em Kotikapola ( Cuticapale ) ,o
    rei de Candia tinha 20 000 ou 40 000 homens : 3 000 mosqueteiros ,9 000 espingardeiros ,
    13 000 com arco ,15 000 lanceiros ,50 Holandeses e 30
    elefantes ,cortamos a cabeça a 700
    Cingalas ( outros dizem que cortamos
    11 000 cabeças ) mais de 320 prisioneiros
    ( Esta é a maior vitoria dos
    portugueses no Ceilão )


    1655 Caliture
    em março ,Raja sinha raivoso pelos sucessos de Gaspar figueira pediu aos Holandeses
    para cercar os portugueses em Caliture (Kalutara) ,mas a 12 de abril os Holandeses levantam cerco



    1655 Tumpane
    Gaspar figueira de serpe destruiu as terras de Tumpane


    1655 Batalha Kehelpanella
    1655 ,Rajasinha estava acampado em Mavela ,o bravo Gaspar figueira de serpe
    deu batalha a 1 Dissava em Kehelpanella ,Gaspar figueira de serpe desbarata 1
    Dissava que estava em Quelpanala ( Kehelpannala ) com 1 000 homens e matou
    30 Cingalas ( Conquista temporal e espiritual de Ceilão ,pagina 932 )


    1655 Batalha Batugedera
    Gaspar figueira de serpe avançou para Sabaragamuva derrotando o Disava do
    rei em Batugedera ( Batuguedra ) que tinha 1 000 homens e cortou a cabeça a
    15 ( Conquista temporal e espiritual de Ceilão ,pagina 932 )


    1655 Tumpane
    Gaspar figueira de serpe mandou 2 destacamentos de lascarins para as terras
    de Tumpane ,omde eles capturaram muitos homens e 1 chefe rebelde


    1655 Bentota
    os Holandeses pondo-se a caminho se tornaram a seu alojamento em Bentota e
    neste sitio nos mataram 5 soldados e 8 ficaram feridos


    1655 Combate rio Panituré
    Nicolao da moura de brito e Manoel gil crespo dissava de Negombo foram
    despachados a comboiar provisoes para Calaturé ,mas tiveram o mesmo
    desastre de Joao banha cardoso ,porque quando os nossos se aproximaram
    do rio de Panituré ,o inimigo atacou-nos a vanguarda ,fazendo-a retirar
    com perda ( Holandeses derrotam os portugueses )


    1655 Caliture
    15 de outubro ,o general Holandes Van hulft trazendo grandes reforços de Batavia
    cercou Caliture aos portugueses que acabou por capturar ( 2 - 15 de outubro )


    1655 Combate rio Panituré
    16 de outubro ,Francisco antunes e Domingos sarmento encontraram o inimigo
    proximo das margens do rio de Panituré e lutaram valentemente com ele
    e o Holandes teve 30 baixas entre mortos e capturados


    1655 Batalha praia do Moroto
    17 de outubro ,batalha contra os Holandeses na praia do Moroto ,ambos os lados
    se atacaram com resoluçao ,os Holandeses tinham 6 400 homens e lascarins da terra ,
    foi tao porfiada e renhida a batalha durante meia hora que por nenhuma parte se mostrou
    vantagem ,os Holandeses com peças de artilharia nos fizeram estrago e acabamos por fugir
    e perdemos 520 homens
    ( Fatalidade histórica da
    ilha de Ceilão ,pagina 180 ,181 e 182 )


    1656 Columbo
    os Holandeses aliados ao rei de Candia Rajasinha II cercam Columbo ,que
    cai em maio de 1656 ,os portugueses aguentaram 8 meses sendo apenas 94
    defensores ( Cerco de Columbo - 1655 ate maio de 1656 )


    1658 Manar
    19 de fevereiro ,1 500 Holandeses e 1 000 Cingaleses e Bandanezes
    tomam Manar aos portugueses


    1658 Cais dos Elefantes
    o forte construido pelos portugueses chamado : fortaleza dos Cais dos Elefantes
    foi tomado pelos Holandeses em março de 1658 ,o forte só tinha 30 defensores


    1658 Jaffna
    junho ,portugueses perdem Jaffna e é o fim do dominio portugues em Ceilao
    Last edited by portvcale 1200; Today at 04:42 AM.



Tags for this Thread

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •