Thread: Português (Portuguese)

  1. #2321
    Ludicus's Avatar Comes Limitis
    Citizen

    Join Date
    Sep 2006
    Posts
    13,064

    Default Re: Português (Portuguese)

    O Ulrich do "aguentam aguentam" diz-se chocado com a decisão do Tribunal Constitucional.
    -------
    fkizz
    Mas o que seria um país como portugal sem estado social, segurança social e sindicatos? mesmo que causem incómodos às vezes como paralização de metro e afins, sem tais coisas isto seria uma selva. E nós vivemos em civilização para evitar viver na selva..
    É isso mesmo, fkizz.

    a sedução comunista
    Não lhe chamaria sedução, são escolhas que se fazem. Mas o socialmente justo tem de coexistir com a liberdade de expressão. Não aceito nada bem as inevitabilidades da direita neoliberal, nem as inevitabilidades da ditadura do pólo oposto, onde tu e muitos outros não teriam voz.
    Il y a quelque chose de pire que d'avoir une âme perverse. C’est d'avoir une âme habituée
    Charles Péguy

    Every human society must justify its inequalities: reasons must be found because, without them, the whole political and social edifice is in danger of collapsing”.
    Thomas Piketty

  2. #2322
    Julius Isidrus's Avatar Centenarius
    Join Date
    Apr 2005
    Location
    Portugal
    Posts
    859

    Default Re: Português (Portuguese)


    Thema Devia - Português (Portuguese)

    Homo sum, humani nihil a me alienum puto

  3. #2323

    Default Re: Português (Portuguese)

    Quote Originally Posted by Julius Isidrus View Post
    Absolutamente deprimente, a edição toda? Por outro lado, não me importaria de comprar um exemplar, mas não saberia onde o preservar em condições.

  4. #2324

    Default Re: Português (Portuguese)

    Boas

    Tenho uma duvida ,gostava de saber a opiniao dos portugueses ,se isto é verdade ?

    Eu á algum tempo atras ,ando a descobrir as guerras dos Lusitanos e do Viriato
    e li em muitos livros portugueses e espanhois ,que o grande Hannibal nasceu
    na Lusitania .

    O que diz nos livros é tipo isto :
    Amilcar Barcino veio á Lusitania desembarcou no porto de Hannibal ,
    visitou o templo de Endovelico ,veio a Lisboa e casou com uma mulher
    Portuguesa (Lusitana) e na ilha Triquadra ( Coalheira ) que é nos confins
    da Lusitania teve 1 filho ,que foi o grande Hannibal ,que depois foi gloria
    nossa e de todos inveja ,o Hannibal teve irmaos : Hasdrubal ,Magao ,Hanao
    e uma menina

    1 livro Ingles diz isto : The great Hannibal was born in Lisbon

    Outro exemplo :
    de como Amilcar Barcino casou em Lisboa com uma senhora principal ,
    de quem teve por filho ao grande Hannibal e dos socorros que ele levou
    de Lisboa para as guerras de Italia e dos que lhe deu o Regulo Viriato


    mas eu fui ao Wikipedia e la diz que o Hannibal nasceu em Cartago ??
    o que e que os portugueses acham disto ?



  5. #2325

    Default Re: Português (Portuguese)

    Primeira vez que leio que nasceu na Lusitânia, ou para todos os efeitos na Ibéria. Acho também improvável, e gostaria de saber quais as fontes em que se baseiam para afirmar isso. Tal como a Wikkipedia e muitos artigos online, muitos livros podem sofrer de erros e falsas concepções, não são porque são livros, que são infalíveis.
    A Base Capital cartaginesa na Península, era o que era hoje Cartagena, em Espanha, bem longe da Lusitânia , não pondo de parte a hipótese de Hamilcar ter visitado Olisipo ( lisboa) na altura, ou mesmo ter casado como uma nobre de uma das inúmeras tribos Lusitanas ( acho improvável) , mas o facto de Hanibal ter nascido em Olisipo, ou Ebora, e algo muito estranho e remoto.
    Porque e que nasceria na Lusitânia? O império Cartaginês não tinha territórios na Lusitânia, e se tivesse, era nas fronteiras...
    Contudo sei que Hanibal era casado com uma Mulher de origem Ibérica a Princesa Imilce, de uma das tribos ibéricas.
    Depende a interpretação do historiador, alguns nem sequer fazem menção, ou dão grande importância ou juramento que supostamente Hanibal fez com 9 anos, outros aceitam que tal juramento existiu mesmo, e que foi marcante.
    A própria família barca tinha origem na Líbia, da cidade Grega Cirene.
    Lisboa já na altura tinha alguma importância, a nível comercial na zona, e Foi sempre aliada de Roma contra outras tribos, se recordo correctamente, a Lusitânia não era um povo unido ou uma entidade singular. Tanto que Viriato acabou por morrer a custa de outros lusitanos.
    Last edited by Knight of Heaven; June 10, 2014 at 04:36 AM.

  6. #2326
    Julius Isidrus's Avatar Centenarius
    Join Date
    Apr 2005
    Location
    Portugal
    Posts
    859

    Default Re: Português (Portuguese)

    Quote Originally Posted by portvcale 1200 View Post
    Tenho uma duvida ,gostava de saber a opiniao dos portugueses ,se isto é verdade ?

    Eu á algum tempo atras ,ando a descobrir as guerras dos Lusitanos e do Viriato
    e li em muitos livros portugueses e espanhois ,que o grande Hannibal nasceu
    na Lusitania .[/B]
    O que me ensinaram na escola foi que o Aníbal tinha nascido em Odivelas...

    Thema Devia - Português (Portuguese)

    Homo sum, humani nihil a me alienum puto

  7. #2327
    Libertus
    Join Date
    Mar 2014
    Location
    Portugal
    Posts
    52

    Default Re: Português (Portuguese)

    Ainda não tinha explorado aqui a zona da língua portuguesa, decidi então fazê-lo hoje, que mais não seja por ser o nosso dia.
    Bom dia de Portugal para todos!

  8. #2328

    Default Re: Português (Portuguese)

    Quote Originally Posted by Julius Isidrus View Post
    O que me ensinaram na escola foi que o Aníbal tinha nascido em Odivelas...
    O nosso Aníbal nasceu em Boliqueime...


    Ainda não tinha explorado aqui a zona da língua portuguesa, decidi então fazê-lo hoje, que mais não seja por ser o nosso dia.
    Bom dia de Portugal para todos!
    Bem vindo. E bom dia de Portugal.

    Spoiler Alert, click show to read: 
    Last edited by Knight of Heaven; June 11, 2014 at 12:40 AM.

  9. #2329

    Default Re: Português (Portuguese)

    ok era so para saber a vossa opiniao .

    eu tambem sempre pensei que o grande Hannibal era de Cartago
    mas quando comecei a pesquizar as guerras dos lusitanos e de Viriato
    encontrei em muitos livros que ele tinha nascido na lusitana nessa tal ilha
    que eu disse


    e nos livros em vez de dizer ke os lusitanos fizeram isto ou aquilo ,fala dos portugueses
    como este exemplo :
    marchou Amilcar barcino com o exercito portugues a castigar os vetoes


    livros :
    http://books.google.pt/books?id=mFgD...arcino&f=false



    http://books.google.pt/books?id=dl5J...arcino&f=false


    se por acaso alguem souber qual foi a batalha que o Viriato derrotou o Galba digam-me
    porque nao encontro em lado nenhum
    Last edited by portvcale 1200; June 11, 2014 at 07:19 AM.



  10. #2330

    Default Re: Português (Portuguese)

    Portucale, a Academia dos Humildes e Ignorantes, e uma obra literária ficcional, setencista. alias o Próprio titulo remarca para uma certa irónica liberdade poética, criando uma Academia fictícia e tudo. O que la vem escrito, encaixa num certo contexto Iluminista e livreiro da época, não e para se levar cientificamente o seu conteúdo, em relação ou tema, alias jamais poderia ser. Ou melhor o que eu quero dizer tens que ter em conta o contexto e a importância ou a natureza da obra. Que foi polémica na altura por varias razoes, não só de conteúdo, mas porque era dirigida a todas as classes sociais, e não só as elites intelectuais, algo que foi inédito na epoca, também com o intuito de aproveitar o enorme potencial comercial.
    Aqui esta uma tese feita pela faculdade de letras de Coimbra sobre a obra.

    https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstr...0Lu%C3%ADs.pdf

    Importante perceber que hoje sabe-se mais sobre os lusitanos, e sobre os cartagineses, e a antiguidade clássica que se sabia no sec.XVIII.
    Alias tu estas a basear-te em trabalhos de época, que tem certos contextos, e normalmente bastante romanceados. Mesmo com o certo intuito de informar, como e o caso da academia, apresentam coisas um pouco bastante improváveis, ou claramente com alguma ficção.
    Tal como os crónicos da época, de todas as épocas , nem sempre se pode tomar como garantido tudo que eles dizem, muita coisa e propaganda, ou apenas um toque poético e de ficção, alias e muito comum os autores exagerarem no numero de tropas por exemplo., dependendo da perspectiva do autor em questão certas coisas tendem a mudar.
    Last edited by Knight of Heaven; June 11, 2014 at 03:07 PM.

  11. #2331

    Default Re: Português (Portuguese)

    esses 2 links que eu dei sao apenas 2 exemplos ,disso que eu falei acerca do Hannibal
    foi por isso que eu perguntei se era verdade ou nao ele ter nascido na lusitania ,
    porque eu vi essa informaçao em muitos livros ,nao foi so nesses 2 links que eu dei .
    isso existe em muitos livros

    o que tu dizes ai de exagerarem no numero de tropas e propaganda eu ja sei disso ,
    alias eu cheguei a uma conclusao que foi isto :
    eu ando a ler os livros todos do google porque ando a saber das guerras dos portugueses
    em todo o mundo e eu descobri que tipo num livros diz que os portugueses
    conquistaram tal coisa numa determinada data ,mas em outro livro vejo isso em outra data
    diferente e este exemplo é pra muitos outros ,vejo tanta informacao diferente ,minha nossa
    nao percebo ,tipo se os portugueses conquistaram tipo sei la malaca em 1511 por é que aparece
    isso em outra data diferente ,claro os homens antigos sao mentirosos exageram no numero
    dos exercitos e tambem ando desconfiado de que os portugueses tambem fazem isso ,alias
    pra dizer bem os portugueses fazem isso porque no portugal restaurado diz que 30 portugueses
    derrotaram a 3 000 cingalas ,mas os portugueses nao dizem que esses 30 ou 40 portugueses
    tinham 1 500 lascarins ,mas no livro do Ribeiro diz que os cingalas eram 18 000 ,pois é o costume
    uns livros diz que eram 3 000 outro diz que os cingalas eram 18 000 ,podia dar tantos exemplos

    as batalhas é igual ,batalhas grandes e importantes num livro tem uma data ,noutros livros tem outra data diferente ..

    a batalha é esta :

    1653 Batalha Thiara
    o rei de Candia mandou 1 Dissava a atacar o Dissava das 4 Corlas Joao Botado
    de Seixas que estava na aldeia de Thiara com 40 soldados e 1 500 Cingaleses ,o
    Dissava de Candia trazia 18 000 Cingalas e com toda a confiança atacou os nossos
    que estavam em uma varzea sem reparo e defesa e se deu uma porfiada batalha que
    durou 2 horas ,Joao botado matou o Dissava de Candia e eles foram derrotados
    e deixaram no campo mortos mais de 600 ,tivemos 19 mortos

    eu vejo tanta informaçao diferente em tantos livros
    Last edited by portvcale 1200; June 12, 2014 at 04:38 AM.



  12. #2332

    Default Re: Português (Portuguese)

    Bem tem muito a ver com a informação que circulava na altura, e no que se acreditava na altura em que se escreveu esses artigos, hoje sabemos que existem alguns mitos em relação a certas coisas. A historia não e, nem nunca foi uma ciência exacta, tal como antigamente se acreditava na teoria da geração espontânea, ou no criacionismo, hoje em dia o paradigma parece ser outro.
    Tal como a ligação entre a os lusitanos e os portugueses, que não e muita, mas foi usada durante séculos para glorificar a nação e seus feitos, especialmente durante o estado novo, em que se vulgarizou chamar a nossa pátria, de pátria lusitana. Ora como sabes a nossa pátria não e lusitana, por muito que a chamemos. Lusitânia era uma província Romana, em que habitavam muitos povos, e tribos, com uma certa cultura em comum, mas também diferentes entre eles.

    Existe outra coisa, que também ajuda a confusão, e que muitas vezes no terreno, e difícil quantificar o numero de tropas dos inimigos, e as vezes dos aliados, mesmo para quem la esta, como e que se conta o numero de tropas do inimigo? não seria tarefa fácil de certeza, as vezes a olho e uma aproximação. Ja para não falar de propaganda, que na altura teria efeitos óbvios, como guerra psicológica nos inimigos etc.
    O que eu digo, e que deve haver certamente relatos e cronicas de Hanibal, relatando que nasceu em Cartago, e se calhar mais verídicas, ou prováveis , por ser da altura ( não sei), do que livros do século XVIII.
    Last edited by Knight of Heaven; June 12, 2014 at 02:25 PM.

  13. #2333
    Ludicus's Avatar Comes Limitis
    Citizen

    Join Date
    Sep 2006
    Posts
    13,064

    Default Re: Português (Portuguese)

    Os livros que por aí há dizem que nasceu no ano 247 AC em Cartago.
    Il y a quelque chose de pire que d'avoir une âme perverse. C’est d'avoir une âme habituée
    Charles Péguy

    Every human society must justify its inequalities: reasons must be found because, without them, the whole political and social edifice is in danger of collapsing”.
    Thomas Piketty

  14. #2334

    Default Re: Português (Portuguese)

    Ludicius é impressão minha ou o teu pequeno avatar é a batalha de aljubarrota?

  15. #2335
    Libertus
    Join Date
    Mar 2014
    Location
    Portugal
    Posts
    52

    Default Re: Português (Portuguese)

    Quote Originally Posted by Knight of Heaven View Post
    Existe outra coisa, que também ajuda a confusão, e que muitas vezes no terreno, e difícil quantificar o numero de tropas dos inimigos, e as vezes dos aliados, mesmo para quem la esta, como e que se conta o numero de tropas do inimigo? não seria tarefa fácil de certeza, as vezes a olho e uma aproximação. Ja para não falar de propaganda, que na altura teria efeitos óbvios, como guerra psicológica nos inimigos etc
    Isto lembra-me um documentário que vi há uns tempos sobre o Gengis Khan. Houve uma batalha em que estava em desvantagem numérica e mandou cada soldado acender três fogueiras em vez de uma, como era habitual, e assim à distância os inimigos pensaram que o exército dele era três vezes maior do que na realidade era, levando a que muitos fugissem e equilibrando assim a batalha...

    Quanto ao Hanibal, claro que havia a hipótese de, embora pertencendo ao povo cartaginês, ter nascido circunstancialmente noutro lado. Mas tendo em conta que na grande maioria dos livros, incluindo os mais fiáveis (como as enciclopédias) diz que ele nasceu em Cartago, os outros livros deverão ser ficcionais ou escritos por autores que confundiram tudo
    Last edited by Ric_TW; June 15, 2014 at 05:55 PM.

  16. #2336

    Default Re: Português (Portuguese)

    é verdade ,os livros estao cheios de informaçao diferente ..
    pra falar dos lusitanos 1 livro da catalunha da sua historia
    no tempo dos romanos diz isto : Viriato o famoso portugues ,
    bem podia dizer : Viriato o famoso Lusitano
    mas eu kuando vejo isto eu penso ke as pessoas já traduzem
    para a naçao que existe hoje ,porque nas guerras do Pompeu o grande
    contra Sertorio la falas dos franceses ,e eu pergunto a mim mesmo ,
    os Franceses existiram nessa altura ? nao ,kuando eles dizem franceses ,
    significa os gauleses ,os Tailandeses é igual dao a historia do Siao ,eles
    em vez de dizer ke os siameses e mercenarios portugueses derrotaram os
    birmaneses ,eles dizem :os Tailandeses (Thais) e mercenarios portugueses
    derrotaram aos birmaneses ..

    ya isso de estar nas batalhas e contar o numero das tropas inimigas
    deve ser engracado ,as vezes é ao calha e outras vezes é para a gloria
    da batalha ,em angola os portugueses dizem ke derrotaram mais de 1 milhao
    de negros na batalha de Mansangano 1583

    bem ,boa sorte portugal vs alemanha
    Last edited by portvcale 1200; June 16, 2014 at 08:22 AM.



  17. #2337
    Ludicus's Avatar Comes Limitis
    Citizen

    Join Date
    Sep 2006
    Posts
    13,064

    Default Re: Português (Portuguese)

    Quote Originally Posted by fkizz View Post
    Ludicius é impressão minha ou o teu pequeno avatar é a batalha de aljubarrota?
    Isso mesmo

    ----
    Bem, um penálti duvidoso, uma expulsão duvidosa, e o jogo acaba sem quase ter começado.
    Il y a quelque chose de pire que d'avoir une âme perverse. C’est d'avoir une âme habituée
    Charles Péguy

    Every human society must justify its inequalities: reasons must be found because, without them, the whole political and social edifice is in danger of collapsing”.
    Thomas Piketty

  18. #2338
    Julius Isidrus's Avatar Centenarius
    Join Date
    Apr 2005
    Location
    Portugal
    Posts
    859

    Default Re: Português (Portuguese)

    E é assim...



    Last edited by Julius Isidrus; June 16, 2014 at 01:52 PM.

    Thema Devia - Português (Portuguese)

    Homo sum, humani nihil a me alienum puto

  19. #2339

    Default Re: Português (Portuguese)


  20. #2340

    Default Re: Português (Portuguese)

    portugal no mundial ,minha nossa que desgraça

    vejam este video ,isto é que é coragem

    http://www.youtube.com/watch?v=4CZsrjRLhtc



Tags for this Thread

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •