Page 6 of 8 FirstFirst 12345678 LastLast
Results 101 to 120 of 153

Thread: PORTUGUESE Character Names

  1. #101

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    The "Count d'Acunha" is actually "Conde de Acunha"; Acunha is galician and modern day descendants of the Acunha family are part of accepted portuguese nobility.

    As for the supposedly jewish links on certain surnames, i'm not even going to bother.
    More, the general direction this project has taken isn't at all what it was when it start so I'll leave it completely.
    Note that if you do intend to change the project in such manner please remove my name from the list since I won't be having anything to do with this draft or version.

    Good Work.
    浪人 - 二天一

  2. #102

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    One more thing I feel like adding. The "de", "da", "dos" or "das" always makes some confusion to our foreign friends (including the brazilians, it seems ).

    For example "da Silva" the name is "Silva" not "Da Silva". It was primitively used to designate somebody was from from a zone with silvas (kind of bushes). This "bridges" could also be used to designate nobility. Manji or others could explain this better than I can.

    The point is: in some names having this "brige" makes sense and in others it doesn't (don't ask me why). It also looks good, makes a name sound more "noble".

    Think of it as the very british "-". If somebody is called "Joseph Smith Jones" seems like it could work in a factory or Sheffield or their ancestors were deported to Australia while a "Joseph Smith-Jones" seems like somebody living in the same neighbourhood as José Mourinho (forgot the name of that street in London...) .

  3. #103

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    Quote Originally Posted by Manji View Post
    The "Count d'Acunha" is actually "Conde de Acunha"; Acunha is galician and modern day descendants of the Acunha family are part of accepted portuguese nobility.

    As for the supposedly jewish links on certain surnames, i'm not even going to bother.
    More, the general direction this project has taken isn't at all what it was when it start so I'll leave it completely.
    Note that if you do intend to change the project in such manner please remove my name from the list since I won't be having anything to do with this draft or version.

    Good Work.
    Too bad you think of yourself as an expert and the rest of us people as mere mortals with few knowledgement. Just as a comment I don't really know what kind of error is more serious: to accept Portuguese Jewish names or accepting Brazilian ones like you did. Or maybe it is because you just don't like Otark, don't know. Too bad because you document your views very well.

    But as the americans use to say "Don't let the door hit you on your way out". Good luck to you too.

  4. #104

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    Quote Originally Posted by riquinh0 View Post
    Too bad you think of yourself as an expert and the rest of us people as mere mortals with few knowledgement.
    You have to be joking... right?
    I never made such claims.
    I simply substantiated my claims with historical data.
    And yes, I did study Archaeology and History at the University but not even for a second did I use that as a trump card to override any other opinions on this thread. Please read the entire thread and the multiple discussions before making such claims. How old are you? Your comments make you sound like some immature kid trying to lecture a grown up, specially a grown up who has showed nothing but respect for everyone here.

    Quote Originally Posted by riquinh0 View Post
    Just as a comment I don't really know what kind of error is more serious: to accept Portuguese Jewish names or accepting Brazilian ones like you did. Or maybe it is because you just don't like Otark, don't know. Too bad because you document your views very well.
    Again, my point is very clear; just browse the other naming threads; the names chosen are specifically relating to a certain ethnicity; names which might cast some doubt about origin are usually discarded. My only point has been to uphold the same rules to the portuguese names, nothing more, nothing less.


    Quote Originally Posted by riquinh0 View Post
    But as the americans use to say "Don't let the door hit you on your way out". Good luck to you too.
    From someone who contributed as much as you did so far... heh, thank you.
    浪人 - 二天一

  5. #105

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    Manji:

    "i'm not even going to bother" seems to be your favorite phrases recently. I normally associate that phrase with people pretending to be experts. That kind of attitude is all but considerative to the other forumers.

    As for the reasons you leave "i'm not even going to bother" to try to figure that out and certainly not to read the whole thread again (oh, I did read all the thread). You just said you disagree with the course the project is taken and you assumed an attitude to the rest of us "common mortals" as "they are to stupid to understand".

    As for my age I already told it. Didn't you read?

    It would suit you better to leave with some dignity than the way you are doing. You did a nice job with the 3.0, that's the first thing I said when I arrive here. The problem seems to be you think you own the truth.

    Goodbye Manji.

  6. #106
    Ludicus's Avatar Comes Limitis
    Citizen

    Join Date
    Sep 2006
    Posts
    13,070

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    *Throws some water to the fire*.....
    Manji wrote:
    but not even for a second did I use that as a trump card to override any other opinions on this thread
    That is true.I never saw Manji using the magister dixit argument.
    Only now. ( just joking,of course)
    Manji is a gentleman and did a very good work,riquinhO is helping a lot,and I am talking too much
    Who said in the past that we are a complicated people? (...."em parte celtas,em parte godos,em parte mouros...hmmm já não me lembro quem foi.)
    Shake hands,I say.Everybody is needed.

  7. #107

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    Quote Originally Posted by Manji View Post
    From someone who contributed as much as you did so far... heh, thank you.
    浪人 - 二天一

  8. #108

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    Manji,
    I will write this in Portuguese (if someone feels that I should translate it all just say so; there is a resume in the last lines)

    Manji,
    se queres a minha opinião tu és um perito nesta cena (chamemos-lhe CMP ou CNP), não por te proclamares perito, que tanto quanto eu sei nunca o fizeste, não por teres estudado arqueologia ou história, mas por te teres dedicado a este projecto desde o início. Aqui ninguém tem lugar cativo (talvez com a excepção do nosso amigo que controla o site), e tu bem o sabes (já passaste aqui por algumas situações que bem chatas quando houve aqui um coup d’etat), mas há membros que vão dando um cunho pessoal e marcando o TW center e que de certa forma nos fazem voltar. Acredita que depois de ter estado ausente mais de um ano fiquei contente em ainda reconhecer alguns “nicks”, entre os quais o teu. Comecei a participar nesta “thread” muito depois desta ter sido iniciada. Confesso que não li os primeiros “posts”… mas que eu, estando certo ou errado, tenho um gozo pessoal em participar, até porque estou “de férias”, gosto de discutir por discutir (sem o sentido pejorativo da palavra) e de o fazer com pessoas inteligentes e com argumentos inteligentes. Não sei se te contrariei ou se fui contra ideias já estabelecidas. Se o fiz foi sem intenção de ser do contra, embora mantenha as minhas opiniões que continue a considerar válidas.
    Por outro lado, deu-me a impressão que a tua declaração de deve a um certo cansaço deste tema (o dos nomes portugueses parece um dos mais participados) e pela tua falta de disponibilidade (e aqui corrige-me se estou enganado…). Claro que esse cansaço não se manifesta tanto num membro regressado (como eu), ou num recém-chegado (como o riquinh0).

    Pessoalmente digo-te que será uma perda grande para a comunidade portuguesa e para este CNP a tua partida (ainda que temporária e apenas do projecto), portanto peço-te que reconsideres, mesmo que a tua participação não seja tão regular.

    Seria ainda bom que pudesses ganhar um pouco de alento e fazer um resumo/síntese dos objectivos que norteiam o projecto.

    Seja qual for a tua decisão: um valente abraço pelo historial que tens neste fórum.

    Resume of the ideas: I asked Manji to reconsider is position about leaving the project.
    Um dia destes vou mudar a minha assinatura.

  9. #109
    Ludicus's Avatar Comes Limitis
    Citizen

    Join Date
    Sep 2006
    Posts
    13,070

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    From Manji:
    More, the general direction this project has taken isn't at all what it was when it start so I'll leave it completely
    Em português também e agora mais a sério,se mais a sério é possível:

    Espero sinceramente que o Manji não deixe este projecto que no fundo é muito seu,apenas e tão sómente porque se chegou a um consenso sobre a inclusão de alguns e poucos nomes portugueses vagamente conotados com uma origem judia (os supracitados dois ou três nomes incluidos por consenso)
    Se é apenas por isso,tenho muita pena.Espero que não seja por isso.
    Cansaço,pois?
    Na vida há que estabelecer consensos,por vezes.E que diabo,trata-se apenas de um jogo;como diz e muito bem o nosso amigo Tulius,
    gosto de discutir por discutir (sem o sentido pejorativo da palavra) e de o fazer com pessoas inteligentes e com argumentos inteligentes
    Amen.

  10. #110

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    I'll also post in portuguese; any moderation/moderator can be sure no flames are going on, it's simply easier to discuss this matter in such way.

    É pá, a verdade é que quando o deRougemont criou o CNP a ideia era disponibilizar para download e inclusão em mods uma lista de nomes mais correctos para cada facção. Em várias discussões com o Rouge, mesmo antes de o projecto ter um secção propria e quando só era uma thread, a conclusão a que chegamos foi que, em termos de objectivos, o CNP era bastante claro: obter, para cada facção, uma lista de nomes aceites, historicamente correctos e com base factual e, acima de tudo, representativos.

    Eu tenho estado algo ausente do TWC devido a motivos profissionais e pessoais (ser tradutor é muito mais cansativo do que a maioria das pessoas pensam).
    O meu unico desejo é que o CNP continue a receber updates e a ser melhora em cada nova release, disso podem estar certos, mas custa-me ver certas decisões a ser tomadas, um pouco á revelia do proposito original, apenas porque A ou B pensam que são ideias com valor.
    Mais uma vez repito, nao subvalorizei nenhuma opinião e sempre tentei coadunar as minhas opiniões com as da maioria, sempre dentro dos parametros do CNP.

    Agora o que não aceito, e como tal prefiro retirar-me por completo, é que subvertam a ideia original incluindo conteudos onomasticos que já tinham sido excluidos e mais, que continuem a perpetuar certos mitos linguisticos perfeitamente ridiculos (como a tal estoria da carochinha dos nomes de arvores pseudo-judaicos, Pereira, Oliveira, etc).

    Foi falado, á algum tempo atrás, que uma das regras seria a inclusão somente de nomes portugueses, e por portugueses não foi feita distinção entre nomes usados por cristãos novos e cristãos velhos, somente por nomes portugueses utilizados desde a era medieval até ao renascimento, ponto final.

    Como sabem, certos apelidos foram de facto adoptados por cristão novos (judeus); não tenho nada contra a inclusão desses apelidos, especialmente porque são nomes portugueses que eram usados na altura, independentemente da etnia do individuo. Muitos Coutinhos, Cabrais, Coelhos, Pereiras, Azevedos, etc, eram cristãos velhos, mas muitos tambem eram Cristãos Novos, isso é indiscutivel. O que também é um facto é que Baltazares, Crispins, Salomões, etc, tambêm existiam mas eram nomes judaico-portugueses: entenda-se, grafia e fonia portuguesa mas de origem judaica com 1 ou 2 gerações. Esses sou contra a inclusão porque só mais tarde se tornaram comuns, não partilham de raiz mais antiga como os restantes e vão contra o principio do CNP.

    Foi isto, somente isto, que discuti e defendi. Quanto a certos comentários, como por exemplo:

    But as the americans use to say "Don't let the door hit you on your way out".
    e

    It would suit you better to leave with some dignity than the way you are doing. You did a nice job with the 3.0, that's the first thing I said when I arrive here. The problem seems to be you think you own the truth.

    Goodbye Manji.
    achei de mau tom, mau gosto, e demonstrando uma falta de conhecimento sobre mim, má interpretação do que disse, e acima de tudo uma falta de conhecimento do CNP.

    Mas mesmo assim, e repito-me novamente, isso não me chateia muito, façam como entenderem e acharem melhor, fica a vossa responsabilidade.

    Ah, e eu não estou a abandonar o TWC, já cá ando á uns anitos valentes, não era agora que ia fugir para outro forum, só ando mais ocupado e com menos paciencia para escrever...
    浪人 - 二天一

  11. #111
    Ludicus's Avatar Comes Limitis
    Citizen

    Join Date
    Sep 2006
    Posts
    13,070

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    Como sabem, certos apelidos foram de facto adoptados por cristão novos (judeus); não tenho nada contra a inclusão desses apelidos, especialmente porque são nomes portugueses que eram usados na altura, independentemente da etnia do individuo. Muitos Coutinhos, Cabrais, Coelhos, Pereiras, Azevedos, etc, eram cristãos velhos, mas muitos tambem eram Cristãos Novos, isso é indiscutivel. O que também é um facto é que Baltazares, Crispins, Salomões, etc, tambêm existiam mas eram nomes judaico-portugueses:
    Bem,mas não foi isto o que ficou acordado?foi.
    Baltazar,por exemplo ficou excluido.Não me parece que haja nesta matéria nenhum desacordo importante.
    e mais, que continuem a perpetuar certos mitos linguisticos perfeitamente ridiculos (como a tal estoria da carochinha dos nomes de arvores pseudo-judaicos, Pereira, Oliveira, etc).
    Não eu.E é incontestável que a maioria dos nomes adoptados pelos cristãos-novos eram meramente patronímicos.Até deixei aqui um link para um trabalho onde isso é mencionado:


    Os judeus anteriores à conversão forçada são também facilmente reconhecíveis pelos nomes, não só pelos os nomes próprios mas também pelos apelidos ou nomes de família.

    Percorrendo a longa Chancelaria de D. Afonso V (1438-1481) foi-me possível recolher um vasto conjunto de nomes de família tipicamente judeus, se bem que muitos deles apenas se documentem com os nomes próprios, geralmente antecedidos da designação mosse ou mestre.

    Esses nomes de família são os seguintes, por ordem alfabética:

    A - Abam, Abaya, Abaz, Abeaçar/Abeaça, Abençall, Abraçar, Abenzamorro, Abenazo, Abete, Abez, Abife, Aboa/a Boa, Abraão/Abraham (sobretudo nome próprio), Abravanel, Abroz, Abudente, Açaral, Adaroque, Adereos/Aderes, Adida, Aidara, Alarbom Albarrux, Albogalim, Albotene, Alcabaz, Alcale, Alegria, Alfaquy/Alfaquem/Alfaquim, Alfeice/Alferce, Almalle/Almalee, Almusas Alzagal, Alravel, Alroz, Alvargo/Allvargii/Allvargy, Alvo, Am/Ham, Amalho, Amanilho, Amigo, Amyz, Anyneu, Arary/Arari, Arrobas, Arte, Azeerim/Azecrim, Azenha;

    B - Bacoa, Bagally, Barnabé, Barrocas, Barrobe, Bari, Baru/Barru, de Barbova, Baquis, Beacar/Beaçar/Beatar, Bega, Beiçudo/Beyçudo, Beiro, Belacide, Belhamym, Benafull, Benafaçom, Benazo, Benjamim, Bemzamerro Benziza, Beuafaçom, Bichacho, Bieudo, Bixorda, Brafanez, Bono, Boym;

    C - Caçez, Cachado, Çaçom/Saçom/Sacam, Cadaley, Çadiz, Caldeirão, Calimy, Çalleicaa, Calvo, Camacas, Camarinha, Canana, Canfi, Capam, Capaya/Capayo, Catarribas, Catelaão/Catalão, Cardinel, Carilho, Carraf, Caruchel, Castelão/Castelhão, Catam, Catiell, Cefim, Cerasady, Chaveirol, Cide/Cid, Codilho, Cofeiro, de Colhar, Çoleima, Colem, Colodro, Conciel, Cordilha, Coser, Cosfem, Cosim, do Crasto/de Castro, Crespim, Crescente, Crudo, Cudello, Curuto;

    D - Dano, Danom, Delhescas, Donhas, Douo;

    E - Eide, de Elhifes, Escalona, Espanom, Espantão, Erguas, Erudo;

    F - Falaz, Famiz, Famta, Faquom, Faquim, Faracho, Faravom, Fayham/Fayam, Focem, Folega, Frances, Franco/Franquo;

    G - Gabay, Gabril, Gadim, Gaguim/Gaguy, Gaim, Galiote/Galite, Galaje, Galante, Garçom, Gayos, Gedelha (sobretudo nomo próprio), Golete, Gota, Guaryto, Gualite, Graço;

    H - Husque;

    L - de Labymda, Latam/Latão, Lavanca, Lázaro, de Llescas, de Lestes, Levi, Liam, Lias, de Liscas, de Lixeas, Loquem, Lozora;

    M - Maalom, Macaz, Machosso, Maçon, Maconde, Martelo, Marracoxy, Mataro, Matrotel, Mayll, de Medina, Menafem, Mocatel, Mocato, Mofejo, Mosejo, Mollaão, Montam, Motaal, Motal, Muça;

    N - Nafas, Nanyas, Naniras, Natam;

    P - Papo, Palaçano, Palacho, Patteiro, Peço, Pello, Pernica, Pexeiro, Picorro, Piecho, Picho, Prateiro;

    R - Ribaro, Ricomem, Rodriga, de Rogos, Romano, Romão, Romdyem, Romeiro, Rondim, Rosall;

    S - Samaia/Çamaya, Sanamel, Saraya, Savarigo, Solega;

    T - Tarraz, Tavy/Tovy, Toby, Tolledam/Toledano, Tony, Torigo, Tristam;

    V - Vaca, Vallency, Varmar, Vascos, Venyste, Viarcis, Vivas/Vivaz, Vidas, Vidos, Vivallaquero;

    Z - Zaaboca, Zabocas, Zaquim, Zaquem, Zarco.
    E também:

    .....o mais interessante documento que conheço sobre os nomes adoptados pelos judeus baptizados é uma genealogia [2]dos cristãos-novos de Barcelos, escrita nos finais do século XVI, onde se inventariam todos os cristãos-novos desta cidade, começando cada família com o judeu baptizado, dando o seu nome original e o nome que então adoptou. E aqui verifica-se o que julgo ter sido a regra geral: os judeus da conversão obrigatória adoptaram sobretudo patronímicos.
    De resto, o mesmo acontece com os cristãos-novos que consegui documentar como tal até à Inquisição (1536), amostra onde de facto predominam os patronímicos, assim como certos nomes claramente recuperados dos anteriores nome judeus. A saber......
    http://pwp.netcabo.pt/soveral/mas/ju...staosnovos.htm
    Last edited by Ludicus; July 09, 2007 at 06:47 PM.

  12. #112

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    Parece ser a minha vez de falar em Português.
    Como sabem, certos apelidos foram de facto adoptados por cristão novos (judeus); não tenho nada contra a inclusão desses apelidos, especialmente porque são nomes portugueses que eram usados na altura, independentemente da etnia do individuo. Muitos Coutinhos, Cabrais, Coelhos, Pereiras, Azevedos, etc, eram cristãos velhos, mas muitos tambem eram Cristãos Novos, isso é indiscutivel. O que também é um facto é que Baltazares, Crispins, Salomões, etc, tambêm existiam mas eram nomes judaico-portugueses: entenda-se, grafia e fonia portuguesa mas de origem judaica com 1 ou 2 gerações. Esses sou contra a inclusão porque só mais tarde se tornaram comuns, não partilham de raiz mais antiga como os restantes e vão contra o principio do CNP.

    Foi isto, somente isto, que discuti e defendi
    Parece-me que estará a fazer alguma confusão, talvez devido ao cansaço (sem ironia). Então não ficou combinado que não se aceitaria Baltazar - ou seja nomes de raiz judaica universal? E não ficou combinado que se aceitariam nomes judaicos portugueses - tais como Quaresma? Não se continuam a aceitar os Pereiras, os Azevedos e os Coelhos? Em que é que o recente rumo do projecto modifica isso que acabou de dizer?

    Em relação aos comentários que eu lhe fiz tenho a dizer-lhe o seguinte: foram inteiramente merecidos e não lhes retiro nem uma vírgula.

    A sua formação pode ser em História e em Arqueologia. Pode ter feito todo o trabalho que fez para trás e que tem sido apreciado pelos outros membros e por mim também, como tive a ocasião de lhe dizer. Mas isso não lhe dá o direito de:

    1 - Dizer primeiro que "desde que por maioria as coisas sejam combinadas para si está bem". Para depois dizer que o rumo do projecto está completamente errado (quando afinal não está).

    2 - Dizer que não tem tempo para vir aqui e aparecer com comentários às vezes muito pouco hospitaleiros. Não sei se tem historial negativo com o Ozark mas pessoalmente não gostei nada da forma como o tratou, mesmo ele não tendo entrado da melhor maneira.

    3 - Ameaçar que se vai embora. Talvez à espera que lhe peçam para ficar, como pediram.

    4 - Dizer que "nem sequer se dá ao trabalho de...". Isso não é uma atitude arrogante?

    5 - Dizer que "se o projecto seguir este rumo rejeita que o seu nome seja associado". Isto não é armar-se em expert? E quando você até tinha dito que estava de fora...

    6 - E ainda por cima fica muito ofendido com os comentários que lhe fiz e trata-me por miúdo. Que idade tem? 80?

    Está à espera de desculpas? De mim não as vai ter, só se primeiro me pedir desculpas a mim por me chamar de miúdo. Principalmente porque eu já elogiei o seu trabalho e você ainda não disse a mínima coisa positiva acerca do meu, que, claro, é muito recente e portanto sem muito para mostrar. Não é que eu fique à espera que digam coisas positivas de mim mas também não gosto quando as pessoas se colocam a si próprias num pedestral.

    A sua experiência e formação podem ser em História e sem dúvida que mostrou conhecimentos e ser um elemento muito útil. Mas a minha experiência e formação é em Gestão de Empresas (Logística). Já coordenei muitos projectos inclusivamente informáticos e, modéstia à parte, tenho um bom sentido prático. Não há nada pior para um grupo funcionar do que elementos que entram e saiem. Que querem que os reverenciem e que nunca cumprimentam os outros pelo seu trabalho. Que só se valorizam a si próprios e não os outros. Agora não sei se foi sua intenção fazer isto tudo mas o que é verdade é que voluntária ou involuntariamente, fê-lo.

    É consigo obviamente ficar ou não por aqui, não o posso proibir nem mesmo que o pudesse o faria. Mas atitudes como as que tem tomado é que não gostaria de voltar a ver. Sob pena de as pessoas começarem a perder o interesse, eu próprio incluído.
    Last edited by riquinh0; July 09, 2007 at 07:15 PM.

  13. #113

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    Para ser breve:

    1 - Eu não disse que o projecto estava fora de rumo, disse que se decidissem incluir certos nomes passaria a estar.

    2 - Historial negativo? Não, nem sequer o conheço, simplesmente trato da mesma forma toda a gente que usa o Google ou WIkipedia e depois arma-se em Sr.Dr.Arqueologo.Jurista.Medico.Engenheiro.Especialista-Mor. (isto, se ainda não perceberam, é uma referencia ao Ozark & all)

    3 - Ameaçar? Eu não ameaçei, eu fiz. Como já disse, é da vossa responsabilidade (ou melhor dizendo, é da vossa responsabilidade se quiserem) dar continuidade á versão portuguesa do CNP porque eu não tenho tempo. Acho que é facil de entender a logica, não tem nada a ver com o pedirem para ficar ou não. Alias, essa nem percebi.

    4 - Atitude arrogante? Não. Vejamos, a temática dos sobrenomes judaicos ja foi discutida centenas de vezes, em varios sites, até mesmo na TV portuguesa. Simplesmente acho piada quando alguem volta mais uma vez a falar do mesmo assunto e francamente, após explicar e explicar e explicar, acho que só um santo é que não se fartava. Mas eu até nem o ataquei, só disse que não me dava ao trabalho de explicar. Ah e Ludicus, este comentário era em relação ao post do Otark.

    Aliás, o Tulius resumiu bastante bem o que eu tambem disse por outras palavras:


    Otark,

    Behind the question of the apparent Semitic (or Christian in your opinion) origin of Baltazar, did you understand my point about it?
    The real question is: Should it be, or not in the list? In my opinion: No.
    5 - Como Técnico de Logistica (que suponho sejas) decerto não gostavas de ver um mapa de entradas e saidas de diversos transportes completamente mal delineado e com a tua assinatura por baixo, pois não? Ora eu simplesmente não queria ver a lista de nomes portugueses com varias calamidades onomasticas e o meu nome por baixo; parece-me que isto não tem nada ver com ser "expert" ou não, não é?

    6 - Por acaso tenho 25. Trato por miudo toda a gente que acho que se comporta imaturamente, mesmo que tenham 80. Alias, eu nem considero "miudo" um insulto, quem me dera ter agora 16 ou 17.


    Desculpas? Isto para mim dá-me é vontade de rir, a tempestade no copo que agua que aqui vai! Colocar num pedestal? Valorizar a mim proprio? Mais uma vez isso so mostra o quanto estas a fazer juizos sem informação e precipitados, coisa que, eu proprio, nao fiz em relação a ti ou mesmo o ozark.

    Só para terminar, eu acho que o verdadeiro problema é que a maioria das pessoas leva certos tons comentados online como insultos quando não passam de simples comentarios sem malicia. Se querem atribuir malicia, é pa, como ja disse, por mim tudo bem, mas nunca fiz isso neste forum e tenho uma folha "limpa" no que toca a acolher novos membros, criar laços, etc e tal.

    Simplesmente, e para por isto em pratos limpos:

    a) foram propostas alterações
    b) algumas alterações não seguiam as directivas do CNP
    c) como tal, e visto não ter tempo para argumentar contra, retractei-me
    d) tempestade total, acusações de complexo de vitima, blah blah, etc
    e) esclarecimento de ambas as partes.

    E façamos assim: eu não peço desculpa, porque não insultei e tu não pedes desculpa porque não me insultaste. Ok?

    Agora mesmo só para terminar: este é um dos motivos porque praticamente não faço posts no TWC; quase todas as dicussões começam bem e descambam em e-dramas que não fazem sentido nenhum, verdadeiros pissing contests sem resolução. E nós que nem estavamos a falar de politica ou religião...
    Last edited by Manji; July 09, 2007 at 07:57 PM.
    浪人 - 二天一

  14. #114

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    I opened the Pandora box when I begun to talk in Portuguese.
    But I think that had a positive effect to reveal better what we all think about the project.
    Um dia destes vou mudar a minha assinatura.

  15. #115
    Ludicus's Avatar Comes Limitis
    Citizen

    Join Date
    Sep 2006
    Posts
    13,070

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    Parece-me que estará a fazer alguma confusão, talvez devido ao cansaço (sem ironia). Então não ficou combinado que não se aceitaria Baltazar - ou seja nomes de raiz judaica universal? E não ficou combinado que se aceitariam nomes judaicos portugueses - tais como Quaresma? Não se continuam a aceitar os Pereiras, os Azevedos e os Coelhos? Em que é que o recente rumo do projecto modifica isso que acabou de dizer?
    Ora indo ao cerne da questão, e como parece que no fundamental não houve desacordo, (Manji?) apertem lá as mãos e vão dormir,que já são horas.

    I opened the Pandora box when I begun to talk in Portuguese
    Hehe,em português todos se desentendem melhor.

    Acrescento e vou dormir:
    Diz o Manji:
    Trato por miudo toda a gente que acho que se comporta imaturamente, mesmo que tenham 80. Alias, eu nem considero "miudo" um insulto, quem me dera ter agora 16 ou 17.
    Ó Manji,essa agora lembrou-me um poema do Reinaldo Ferreira (Filho) que rezava assim...."....ora é verdade ser eu quem tem mais idade,mas daí a ter juízo,vai uma distância tão grande...etc..etc." Mas não me recordo nem do nome do livro ( o único que ele publicou ) nem do nome do poema.
    Last edited by Ludicus; July 09, 2007 at 08:37 PM.

  16. #116

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    Just one more comment in Portuguese and then I'm back to English.

    OK, uma vez que o Manji não ameaça sair, vai mesmo sair, não me parece que valha a pena continuar com esta argumentação. A não ser que seja como quando disse que "estava fora" e afinal não estava. Porque continuo sem perceber porque é que tem importância a sua assinatura na nova futura versão. Mas não interessa, coisas...

    Apenas para bem do projecto uma coisa parece-me dever ficar bem esclarecida e esquecer toda a outra confusão não esclarecida: que directivas do CNP é que violámos ou corremos o risco de violar? Porque não percebi a 100% se foi por nomes que foram propostos pelo Ozark, se por nomes aceites por mim ou se por propostas minhas quando da enunciação dos princípios. Ou se todas as 3. Nós gestores (sorry não sou Técnico de Logística, especializei-me nessa área) gostamos das coisas muito claras...

  17. #117
    Ludicus's Avatar Comes Limitis
    Citizen

    Join Date
    Sep 2006
    Posts
    13,070

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    Não se trata de ter ou não ter importância a sua assinatura,trata-se de conservar amigos.O jogo em si não tem a mínima importância.
    Já sabemos que és gestor e que gostas das coisas muito claras,e isso é bom,e é pertinente a tua pergunta:
    Porque não percebi a 100% se foi por nomes que foram propostos pelo Ozark, se por nomes aceites por mim ou se por propostas minhas quando da enunciação dos princípios. Ou se todas as 3
    Assim fossem tão eficazes todos os gestores do nosso País.....
    Last edited by Ludicus; July 10, 2007 at 03:40 AM.

  18. #118
    finneys13's Avatar *Insert Generic Title*
    Join Date
    Oct 2006
    Location
    Kosice, Budapest, Dublin, other random places
    Posts
    1,954

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    Before I loss all patience, can we start to work on these Portuguese names, so far we have not gone much beyond Baltzar and Bermudo? No other namelist has had so much infighting.

    Have a right mind to just restart this thread totally.

  19. #119
    Ludicus's Avatar Comes Limitis
    Citizen

    Join Date
    Sep 2006
    Posts
    13,070

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    Before I loss all patience, can we start to work on these Portuguese names
    Good idea.

    riquinhO:
    I got this surnames from a portuguese list with Coats of Arms.This is a copy,and I don´t have time enough now to check our present list,it means that a lot of this surnames are probably repeated.
    Look at the list and see if some of them are useful or not:
    Surnames:
    Abarca, Abasto, Abelha, Abelho, Aboim, Abranches, Abreu, Aça, Adarga, Adorno, Afonso, Agra, Aguiã, Aguiar,Aguilar, Aires, Alagoa Alão Coat of Arms, Alarcão, Albergaria, Albernás, Albornoz, Albuquerque, Alcácova, Alcoforado, Aldana, Alderete, Alfaro, Alma, Almada, Almansa Almeida, Alpoim, Altamirano ,Alte, Alva, Alvarado, Alvarenga, Alves, Alvim, Amado, Amador, Amaral, Ambia, Amorim, Anaia, Andrade, Angulo, Antas, Antunes, Aragão, Aranha, Arantes, Arca, Arco, Arelhano, Arrais, Arriaga, Arroio, Ataide, Antunes,Araujo, Arruda, Avalos, Avelar, Avila, Avilez, Azambuja, Azeredo, Azevedo, Baião, Bairros, Bandeira ,Baracho, Barata, Barba, Barbedo, Barbosa, Barbuda, Barradas, , Barreto , Barriga, Barroso, Bastos, Batalha, Batista, Beça,Belém Beleza Beltrão, Bem, Benavides, Bento, Bermudes, Bernardes, Berredo, Bicudo Coat of Arms, Borges, Borgonha, Borja, Borralho, Botelho, Brochado, Braga, Bragança, Brandão, Bravo, Breves, Brito, Brum, Bulhões, Cabedo, Cabral, Cabrita, Cáceres, Caiado, Calaça, Calado, Caldas, Caldeira, Caldeirão, Calheiros, Camacho, Camanho, Camara, Camelo, Caminha, Camisão, Camões, Campelo, Campo, Campos, Canelas, Canto, Cão, Cardim, Cardoso, Carmona, Carneiro, Carrasco, Carreira, Carreiro, Carriço, Carrilho, Carvalhal, Carvalho, Casado, Casal, Castanho, Castela, Castelo, Castelo-Branco, Castilho, Castro, Cavaleiro, Cerqueira, Cerveira, , Coelho, Cordeiro, Cordes, Cordovil, Corte-Real, Costa, Coutinho, Couto, Cunha, Dias, Eça, Escudeiro, Esmeraldo, Espargosa, Espínola, Espinosa, Esteves, Faria, Feijo, Felgueiras, Fernandes, Ferreira, Figueiredo, Fonseca, Forjaz, Fraga, França, Freire, Freitas, Furtado, Furtuoso, Galego, Galhardo, Gama, Garcia, Garrido, Gil, Gois, Gomes, Gonçalves, Gouveia, Guedes, Guerreiro, Guindo, Gusmão, Henriques, Herédia Homem, Horta, Lança, Lapenha, Leão, Leite, Lencastre, Leote, Lima, Limpo, Lobato, Lobo, Lopes, Loureiro Lourenço, Lucena, , Machado, Magalhães , Marques, Martins, Mascarenhas, Mata , Matos, Medeiros,
    Medrano, Melo, Mendes, Mendonça,Meneses, Mesquita, Mexia, Miranda, Monte, Monteiro, Morães, Moscoso, Mota,
    Mourão,Mouzinho, Nápoles, Narvais, Negrão, Nogueira,Noronha, Oliva, Oliveira, Pacheco, Padrão, Paiva,
    Passanha, Pastor, Peçanha, Pereira, Pimenta, Pimental, Pimentel, Pinheiro, Pinto, Porto, Prado,
    Proença, Queiróz, Quintanilha, Ramalho, Ramos, Raposo, Rebelo, Refóios, Reis, Resendes, Ribeiro, Riscado,Rocha,Rodrigues, Rosa, Rua, Sá, Sacadura, Saldanha, Salgado, Sampaio, Sande, Sandoval, Santana, Santos,
    Seabra, Seixas, Sequeira, Serpa, Silva, Silveira, Soares, Sodré, Soromenho, Sotomaior, Sotomayor, Sousa, Souza,
    Spínola, Tavora, Teixeira, Torres, Tourinho, Valente, Vargas, Vasconcellos,Vaz,Veiga, Veloso,
    Vianna, Vilhena, Vidal, Vieira, Viveiros, Xavier.
    Last edited by Ludicus; July 10, 2007 at 07:16 AM.

  20. #120

    Default Re: PORTUGUESE Character Names

    [quote]Look at the list and see if some of them are useful or not:[/quote}
    No please? Orders now? And a list of names not checked? Yeah, right...

    Before I loss all patience, can we start to work on these Portuguese names, so far we have not gone much beyond Baltzar and Bermudo? No other namelist has had so much infighting.
    If you were about to loose your patience, I just lost mine. So you guys continue alone cause I'm out. It seems this is not about the game but about making friends after all. My mistake.
    Prima donnas? Dictators? "Friends"? No thanks.

Page 6 of 8 FirstFirst 12345678 LastLast

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •